A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) iniciou, nesta sexta-feira (17), a divulgação do resultado das análises da balneabilidade das águas e balneários do Estado. Neste primeiro boletim, dos 90 pontos de coleta, 84 constam como próprios e seis como impróprios. Atualmente estão em condição imprópria para banho os seguintes pontos:
– Praia Recanto das Mulatas, no Lago Guaíba – Barra do Ribeiro
– Praia do Encontro, no rio Jacuí – São Jerônimo
– Balneário Valverde (Trapiche)
– Balneário Valverde (avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior esquina com avenida Senador Joaquim Augusto Assumpção)
– Balneário Santo Antônio (avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior esquina com rua Bagé)
– Balneário Santo Antônio (avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior em frente ao Restaurante Santo Antônio)
Em Pelotas, outros quatro apresentam condição favorável, são eles: no Balneário dos Prazeres, Balneário Santo Antônio (Hotel Praia Laranjal), Mata do Totó e Balneário Santo Antônio, na avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior, esquina com a avenida Rio Grande do Sul.
Em Pelotas, a coleta e a análise da água são feitas pelo Departamento de Tratamento da autarquia, que também é responsável pela instalação das placas que sinalizam a situação do ponto na semana – própria ou imprópria. Além dos critérios indicados pela Fundação, o Sanep também realiza a contagem de cianobactérias, organismos potencialmente produtores de toxinas.
A relação completa pode ser acessada em clicando no link. Além das coletas e análises realizadas pelo laboratório da Fepam em parceria com a equipe da Regional do Litoral Norte, e pelo Sanep, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), nos demais balneários do Estado.
Todos os pontos receberão placas informativas, identificando a condição de banho – própria ou imprópria. Os resultados também estarão disponíveis pelo webaplicativo.
Critérios para avaliação
Para analisar as condições bacteriológicas nas praias e balneários, a Fepam utiliza o parâmetro Escherichia coli (E. coli). O ponto monitorado é classificado como próprio quando, em quatro de cinco coletas, os valores forem iguais ou inferiores a 800 E. coli por 100 mililitros de amostra. A indicação de impróprio se dá quando, em duas de cinco amostras, tiver valores superiores a 800 E. coli por 100 mililitros ou, na última das cinco, o valor for superior a 2 mil E. coli por 100 mililitros.
A Balneabilidade é realizada desde o verão 1979/1980 e integra a Operação RS Verão Total do governo do Estado. Os resultados das análises serão divulgados todas as sextas-feiras, até 4 de março. O projeto é coordenado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam e obedece a Resolução Conama 274/2000.