Pelotas: Revitalização do canteiro central da Duque de Caxias é entregue oficialmente

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), o vice-prefeito Idemar Barz (PSDB) e o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, participaram do ato. (Foto: Adilson Cruz/JTR)

Foi realizada nesta quarta-feira (15) a entrega das obras de revitalização do canteiro central da avenida Duque de Caxias. A obra, que teve início em 2020, já está sendo utilizada pelos cidadãos. O espaço conta com 1 mil vagas de estacionamento ao longo da avenida, além de 15 áreas de lazer com playground, academia, espaço verde e mobiliário urbano. O investimento foi de R$ 3.981.635,33, com fonte de recursos no saldo do PAC Mobilidade Urbana.

De acordo com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), a avenida sempre foi referência para os pelotenses, sendo um local não só de passagem, mas também de encontro. Além disso, ela afirma que o conceito de cidade humana e acolhedora está intimamente relacionado com as áreas públicas qualificadas. A revitalização do espaço gera resultados benéficos que, segundo a prefeita, envolvem áreas como segurança e economia. “Isso gera um ciclo virtuoso, porque promove segurança pública. Onde tem gente na rua tem mais segurança; isso atrai turistas, então faz girar a roda da economia”, disse.

O titular da Secretaria de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, disse que a obra foi pensada com base nas necessidades explicitadas pelos empresários da localidade, que externavam preocupação com respeito ao estacionamento que seria perdido do lado direito da via, tanto no sentido bairro-centro quanto no contrário para que o corredor do transporte coletivo fosse utilizado. “O projeto não poderia ser um projeto só de estacionamento. Teria que ser algo harmonioso com o que tem na avenida, que tem uma enorme de uma ciclovia, pista de caminhada. Aí se fez essa obra com esses espaços verdes, pracinha, academia, acessibilidade, iluminação”, salienta Ramalho que, logo após, diz considerar o espaço o mais qualificado da cidade devido a sua estrutura completa.

Ao todo, local possui 15 áreas de lazer com playground. (Foto: Adilson Cruz/JTR)

Além disso, quando questionado sobre a possibilidade de banheiros públicos ao longo da avenida, ele declara que o cerne do problema está relacionado à manutenção dos locais. Por esse motivo, os planejamentos apontam para uma parceria público-privada – possibilidade que implica na utilização do local por parte de alguma empresa que, em contrapartida, mantenha a supervisão do banheiro. “A prefeitura não tem perda para isso. Um banheiro precisa de uma manutenção. Em suma: fazer o banheiro não é um problema, o maior problema é manter o banheiro. Ele vai estar maravilhoso na data da entrega, mas como ele vai estar daqui a uma semana da entrega?”, questiona Ramalho.

Na ocasião, a prefeita ainda comentou sobre outros projetos que estão em andamento, como o da avenida Cidade de Lisboa que, segundo Ramalho, passou por uma licitação, mas não houve interessados. Por isso, foram atualizados os valores referentes à obra desempenhada navia a fim de que haja um novo processo.

Além disso, as ruas Dr. Antônio Leivas Leite, Epitacio Pessoa e Frei Caneca compõem os investimentos que ainda serão feitos no bairro Fragata, bem como a complementação de iluminação em led nos canteiros da Duque.

Confira a estrutura completa

O canteiro central da via possui 15 bolsões de estacionamento, pavimentados em asfalto ou blocos sextavados de concreto, com 1.005 vagas para carros de passeio; 17 pontos específicos para carga e descarga; passeios em concreto; acessibilidade; paisagismo; jardinagem; áreas de lazer e descanso; equipamentos urbanos (academia ao ar livre e playground); quadra poliesportiva em areia; mobiliários (lixeiras, bancos em madeira e em alvenaria, bicicletários, frades); sinalização viária horizontal e vertical; e iluminação em LED nas áreas de lazer.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome