O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades se reuniu na segunda-feira (26) com o secretário Tiago Bündchen e a produtora cultural Adriana Negrinho para tratar da organização da 24ª Semana da Pessoa com Deficiência, que ocorre de 21 a 28 de agosto.
O Conselho foi representado pelas conselheiras Brandina Buttow e Cátia Vieira. O tema deste ano será “Rompendo barreiras, garantindo a acessibilidade e inclusão”.
O evento terá a participação das escolas municipais, e instituições como o Centro de Reabilitação de Pelotas (Cerenepe), Alfredo Dub, Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (APAJAD), Associação das Pessoas com Deficiência de Pelotas (APADPel), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Círculo Operário Pelotense (COP), Centro do Autista Danilo Rolim de Moura, Escola Louis Braille, Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (AMPHARO), Fraternidade Cristã, Sistema Nacional de Emprego (SINE), Ministério do Trabalho, Associação dos Deficientes, entre outros.
Além disso, haverá a participação de secretarias municipais como a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, SAS e Secretaria Municipal de Saúde.
O Conselho iniciou planejamento para execução da semana em conjunto com todas instituições. Também fazem parte a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Na oportunidade, ainda foram tratadas a organização da Conferência Municipal do Deficiente, que será realizada em outubro.