Pelotas registra queda em vários indicadores de violência

Dados do Observatório apontam apenas três casos de crimes violentos no primeiro trimestre, menor índice da série histórica. (Foto: Ricardo Bandar)

Crimes como homicídio doloso, latrocínio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte, encontro de cadáver com sinais de violência e morte decorrente de ação policial atingiram o menor índice no primeiro trimestre deste ano em Pelotas desde que o Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social, no âmbito do Pacto Pelotas pela Paz, começou a monitorar os indicadores, em 2017. No primeiro trimestre deste ano, apenas três casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foram registrados no município – uma queda de 89,7% em relação a janeiro de 2017, quando foram registrados 29 casos, e de 75% em relação ao mesmo período do ano passado (12 ocorrências).

“Os dados são bons, na realidade são excelentes, continuaremos com o Pacto Pelotas pela Paz, mas é preciso mais câmeras espalhadas pela cidade, este é um dos nossos compromissos na área da Segurança Pública, além de pensar a questão de um novo presídio, com condições de oferecer uma relação humanizada e civilizada aos apenados”, disse a secretária de Governo Miriam Marroni, que coordenou a reunião de apresentação dos dados na tarde de terça-feira (15), no Paço Municipal.

Mesmo reconhecendo os índices alcançados em quase todos os indicadores, Miriam ressaltou que a Prefeitura, por meio da Guarda Municipal e agentes de trânsito, juntamente com as forças de segurança e demais instituições que compõem o Pacto, precisam reunir mais esforços para devolver o sossego público às famílias que sofrem com a perturbação em regiões como a avenida Duque de Caxias, no bairro Fragata, zona oeste de Pelotas. Recentemente, o município proibiu o estacionamento nos canteiros da via no turno da noite. “Nós não vamos deixar de agir, pois isso é garantir respeito e direito ao espaço de todos – com câmeras e aplicação de multa, o som alto é  problema de saúde pública que nós continuaremos enfrentando cada vez mais”, afirmou.

Confira os índices:

Crimes violentos (homicídio, latrocínio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte, morte decorrente de intervenção policial, encontro de cadáver com sinais de violência)
Janeiro a março (2017) – 29
Janeiro a março (2024) – 12
Janeiro a março (2025) – 3

Roubo a pedestre
Janeiro a março (2017) – 825
Janeiro a março (2024) – 164
Janeiro a março (2025) – 91

Roubo a estabelecimento comercial
Janeiro a março (2017) – 115
Janeiro a março (2024) – 13
Janeiro a março (2025) – 11

Roubo de veículos
Janeiro a março (2017) – 81
Janeiro a março (2024) – 7
Janeiro a março (2025) – 5

Furto de veículos
Janeiro a março (2017) – 125
Janeiro a março (2024) – 30
Janeiro a março (2025) – 23

Roubo a residência
Janeiro a março (2017) – 40
Janeiro a março (2024) – 5
Janeiro a março (2025) – 10

Furto a residência 
Janeiro a março (2017) – 212
Janeiro a março (2024) – 96
Janeiro a março (2025) – 54

Roubo a transporte público
Janeiro a março (2017) – 71
Janeiro a março (2024) – 7
Janeiro a março (2025) – 2

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome