Pelotas: Programa Sorrindo na Escola retoma atividades nas instituições municipais

Durante as ações do programa, os alunos ganham escova de dente, assistem a uma demonstração de como é feita a escovação, e escovam os próprios dentes na sala de aula. (Foto: Divulgação SMS e Smed)

O município retomou, no mês de maio, as ações do programa Sorrindo na Escola, parceria entre as Secretarias de Saúde (SMS) e de Educação e Desporto (Smed), destinadas aos alunos da pré-escola, de nível pré-B, até o 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Pelotas. São realizadas atividades de escovação dental e educativas, com os temas higiene bucal, alimentação saudável e a importância da consulta odontológica, com intuito de reduzir o medo de ir ao dentista entre os pequenos.

O retorno do programa se deu após a desobrigação do uso de máscaras de proteção contra o coronavírus, em ambientes escolares, no último mês. O primeiro educandário a retomar a escovação dental foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Helena Vargas da Silveira, no Sítio Floresta. Segundo a coordenadora, dentista Giane Linhares Farina, em 2022 já foram realizadas 29 atividades de educação em saúde com a participação de 750 alunos da rede municipal.

Os alunos ganham escova de dente, assistem a uma demonstração de como é feita a escovação, e escovam os próprios dentes na sala de aula. Nos dias 29 e 30, o Colégio Municipal Pelotense será contemplado com as atividades do programa, que foi instituído em Pelotas pela Lei Municipal 6.395/2016.

“A escovação dental na escola tem o objetivo de orientar e estimular os alunos a incorporarem hábitos de higiene bucal, além de disponibilizar o flúor na cavidade bucal, por meio do creme dental. Contribui para a prevenção de doenças bucais, mais especificamente cárie dentária e doença periodontal”, afirmou a coordenadora do Sorrindo na Escola.

A previsão, segundo o cronograma elaborado para as visitas nas instituições de ensino do município, é que sejam atingidos com as ações cerca de nove mil estudantes. Neste ano, o programa contará com a colaboração de alunos de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do Projeto Educação, Motivação e Valorização da Saúde Bucal em Escolares (Emova UCPel), motivando ainda mais as atividades lúdicas do Programa Sorrindo na Escola.

Dicas de higiene bucal para crianças

É recomendada a escovação pelo menos duas vezes ao dia com escova macia e creme dental com flúor (*1100 ppm de flúor);

A escovação da noite é a mais importante. Depois de feita, a criança não pode ingerir alimentos ou bebidas, apenas água;

O fio dental deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia;

A pasta de dente deve ter flúor, mas não deve ser ingerida;

A quantidade de creme dental é determinada de acordo com a idade da criança e com a habilidade dela cuspir o produto.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome