Pelotas: Prefeitura refaz iluminação do parque Dom Antônio Zattera

Parceria entre secretarias de Planejamento e Gestão e de Serviços Urbanos e Infraestrutura altera modelo do projeto original. (Foto: Michel Corvello/Prefeitura Municipal de Pelotas)

A fiação subterrânea e quatro luminárias da iluminação pública em LED do parque Dom Antônio Zattera, recentemente requalificado, foram furtadas há poucos meses. A Prefeitura deu início ao restabelecimento do sistema nesta quinta-feira (9), numa parceria entre as secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui). Para dificultar novas ocorrências, o modelo subterrâneo foi substituído pelo aéreo.

“Cerca de três mil metros de fios foram subtraídos dos dutos subterrâneos. A Seplag ajustou o projeto para o modelo aéreo e serão instalados 600 metros de cabos multiplexados. Além disso, serão repostas mais quatro luminárias roubadas”, informa o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

De acordo com o titular de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes, “O Departamento de Iluminação Pública (DIP), vinculado à Secretaria, está participando com mão de obra e material adquirido com recursos do orçamento próprio, com investimento de mais de R$ 8,6 mil. O trabalho é executado nos postes já existentes no parque.”

Ramalho explica que, mesmo com a conclusão recente da execução do projeto de requalificação do parque, não há responsabilidade da empresa de repor o material roubado. “A garantia das obras não inclui roubo. A iluminação foi finalizada, testada e entregue funcionando perfeitamente. Infelizmente, material do sistema foi alvo de subtração, cabendo ao Município a reposição.”

Pela parceria, a Seplag entrou com o projeto aéreo de iluminação e a Ssui com material e mão de obra. Nesta quinta-feira, foi refeita a parte da rua Doutor Amarante.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome