Pelotas: Prefeitura anuncia novos horários e subsídio ao transporte coletivo

(Foto: Pedro Silva/Ônibus Brasil)

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais feita no final da tarde desta sexta-feira (10) a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) anunciou a implantação de novos horários e subsídio ao transporte coletivo do município.

Durante o período de quatro meses, a partir de dezembro, será concedido, pelo Município, o subsídio de R$ 0,25 por passageiro. Os recursos eram solicitados pelo setor, que alega a diminuição no nível de passageiros em comparação ao período pré-pandemia e a alta inflação dos combustíveis. Paula também afirmou que a escolha foi por não repassar o custo aos usuários, com um novo aumento de tarifa.

“Não podemos deixar colapsar o sistema”, disse a prefeita. Ela, que cumpre agenda em Brasília, afirmou que busca o apoio na capital federal para um subsídio para o setor de transporte.

Além disso, também foi anunciado o aumento de linhas e horários. As mudanças devem passar a valer a partir de segunda-feira (13).

Confira:

– Linha Rota do Sol – retorno em horários de pico, nos quais a demanda está consolidada e é crescente. O trajeto original será alterado para maior aproveitamento e agilidade no transporte.

A STT informa que, depois de circular dentro do Sítio Floresta, o itinerário será feito pela avenida 25 de Julho, rua João Jacob Bainy e avenida Francisco Caruccio, até retornar à avenida Fernando Osório. A mudança representa a oferta de mais horários na João Jacob Bainy.

– Linha Fernando Osório – será reforçada com novos horários, para suprir os que ficam em aberto, já que a linha Rota do Sol não atende toda a extensão da avenida.

– Linha Jardim das Tradições/Querência – contará com mais horários desmembrados em específicos.

– Santa Terezinha/Lindoia – separação de todos os horários identificados com demanda constante em ambos os sentidos.

– Pestano/Getúlio Vargas – todos os horários na faixa de pico estarão separados e continuarão sendo incrementados, conforme a demanda.

– Posto Branco – novos horários nos períodos com lacuna grande e demanda.

– Sanga Funda – reforço no atendimento pela manhã e à tarde, em dois horários de pico identificados com mais necessidade.

– Py Crespo – com alteração do itinerário da linha Rota do Sol, terá mais oferta no trecho da rua João Jacob Bainy.

– Arco-Íris – com o desmembramento de mais horários, na linha Jardim/ Querência, que atende ao Arco-Íris no pico, o trajeto se tornará mais rápido.

– Linhas Areal e Bom Jesus – acréscimo de horários, devido à sinalização de demanda crescente.

– Linhas Porto – já tiveram alguns acréscimos para melhorar atendimento no pico. Continuarão monitoradas para novas ampliações nos horários de lacuna.

– Padre Réus – já recebeu ajustes da frequência no pico da manhã e terá atenção na parte noturna.

– Colônia Z3 – incluídos horários nos domingos e finais da tarde.

O atendimento noturno, de todas as linhas, será estendido após as 23h, com saída do Centro, no mesmo formato que já existe nos horários que saem do Centro às 22h35min.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome