Na manhã desta quinta-feira (28), o prefeito em exercício Idemar Barz acompanhou o andamento das obras de requalificação e ampliação do Canil Municipal. O espaço atende, atualmente, entre cães e gatos, cerca de 50 animais. O processo de melhorias do local está orçado em R$ 540 mil, com custeio a partir de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) e recursos próprios do Município.
De acordo com o projeto, está prevista uma série de melhorias, como reforma das instalações elétricas, troca do telhado e pintura completa do prédio. A revitalização inclui a construção de espaço destinado à separação de lixo, reforma das baias internas e externas, ampliando a capacidade do Canil para 70 vagas, requalificação de em banheiros e vestiários e criação de depósitos, refeitório e parte administrativa.
O Canil Municipal, localizado na BR-392, km 71, abriga animais com histórico de maus-tratos, abandono, bravios e com problemas crônicos de saúde, os quais ficam alojados, recebendo o tratamento necessário até serem adotados. Para a adoção, todos os pets são castrados, inclusive os filhotes, que podem retornar para unidade no período estipulado e receber o procedimento de forma integralmente gratuita.
De acordo com a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), que faz a gestão do Canil, a previsão é de que as obras sejam concluídas até o final deste ano.
Como faço para adotar um pet?
A responsável técnica, Cristiane Berçot, afirma que as visitas e o processo de adoção diminuíram consideravelmente em razão da pandemia. “Nós tínhamos uma média de 12 a 15 adoções por mês. Hoje, são no máximo duas mensais. Praticamente não existem mais adoções desde que começou a pandemia”, lamentou a veterinária.
Os interessados em adotar um ou mais cães ou gatos precisam passar por algumas etapas até o momento de levá-los para casa. São elas:
– entrevista com a responsável técnica do Canil;
– análise do ambiente onde o animal irá residir – que deve apresentar condições apropriadas para a saúde física e mental. O adotado não poderá ter acesso à rua, sem que esteja acompanhado e munido de guia ou coleira;
– assinatura do Termo de Adoção Responsável;
– apresentação de RG, CPF e comprovante de residência no ato da entrevista.