A prefeita Paula Mascarenhas conheceu as novas instalações da Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (Apajad) na quarta-feira (1º). Com a participação da gestora, foi lançado o projeto comunicacional da entidade, que insere os alunos em um ambiente lúdico-pedagógico. A proposta do Executivo é firmar parceria com a instituição para oportunizar maiores condições de inclusão e acessibilidade para a comunidade que possui alguma deficiência.
“Esse é um grande projeto, ao qual a prefeitura pretende se associar. Nós vamos buscar alternativas para fazer um termo de parceria com essa instituição, que merece nosso apoio, principalmente, por tudo que tem feito por essas pessoas. Acreditamos em um mundo em que haja espaço para todos e que as diferenças sejam respeitadas”, destacou Paula.
Em atividade desde setembro de 2014, a instituição atua com o objetivo de promover ações para jovens e adultos com deficiência, acima dos 24 anos de idade. Composta por mães, pais e apoiadores da comunidade, a Associação busca a inclusão através de oficinas e programações que estimulem a criatividade, autonomia e satisfação pessoal de cada aluno. A presidente da Apajad, Silvana Pires Hermann, falou sobre a intenção de realizar melhorias na sede, como a ampliação do espaço externo e a requalificação do piso do pátio.
De acordo com a chefe do Executivo, um profissional de arquitetura do município deve visitar a entidade para analisar o que pode ser feito na adequação da área externa. Dentro das possibilidades, a gestora espera que equipes das secretarias de Obras e Pavimentação (Smop) e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) possam auxiliar de alguma forma também. Atualmente, a Apajad conta com a parceria da pasta de Qualidade Ambiental (SQA), que desenvolve um trabalho de criação de pomares, jardinagem e hortas verticais na sede da instituição.
A vice-presidente da Associação, Catiane Borges Corrales, que é mãe de um dos alunos da Apajad, falou sobre o serviço disponibilizado no local. “Após o período escolar, os nossos filhos não teriam para onde ir. Essa é uma inclusão necessária. Eles amam vir para cá. Faz bem para eles e também para para nós”, afirmou.
Apajad News
Através de projeto de comunicação criado pelas professoras da Associação, a prefeita foi convidada a ser a primeira participante do Apajad News, uma espécie de programa de entrevistas dirigido exclusivamente pelos alunos. Paula respondeu a perguntas, como a decisão de ser prefeita e os maiores desafios enfrentados ao longo da carreira política.
Junto aos participantes, a prefeita recebeu o certificado de primeira entrevistada do projeto, incentivando as atividades lúdico-pedagógicas da instituição.
Brechó Solidário
A prefeita conheceu o brechó e o bazar da Associação, organizados exclusivamente pelas mães dos alunos. Como forma de arrecadação de renda alternativa, a Apajad realizava diversos eventos solidários em prol da questão orçamentária. Com o avanço da pandemia, as atividades presenciais precisaram ser interrompidas para evitar aglomeração, o que possibilitou o surgimento do Brechó Apajad.
A gestora do município parabenizou a iniciativa, convidou a comunidade a participar com doações em paralelo à Campanha do Agasalho, e reforçou a importância da campanha ao cantar junto com algumas alunas o jingle da ação da prefeitura, com uma atualização da letra: “desenrola, doa, para todo mundo ficar quentinho”.
Os interessados em auxiliar a Apajad podem entrar em contato pelo número (53) 99204-3722 ou pelo e-mail [email protected].
A chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, acompanhou a visita.