Pelotas: Prefeita faz entrega de dois espaços revitalizados e inclusivos

Qualificação de praça no Quadrado e instalação de brinquedo adaptado no Laranjal ampliam as opções de lazer para os pelotenses. (Foto: Michel Corvello)

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) entregou na quinta-feira (22) dois espaços qualificados de lazer para Pelotas. No Laranjal, um brinquedo inclusivo foi instalado na praça Vereador Sidnei Fagundes. No Quadrado, a comunidade recebeu a revitalização da, agora nomeada, Pracinha Instituto Hélio D’Angola.

O carrossel adaptado para crianças com deficiência ou mobilidade reduzida e crianças sem deficiência brincarem juntas, instalada no Laranjal, teve o investimento de R$ 20 mil, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB). Um segundo brinquedo do tipo está previsto para ser instalado no Parque Dom Antônio Zattera, no Centro, até o primeiro trimestre de 2023.

Paula dedicou a conquista às mães das crianças com deficiências que, de acordo com Paula, foram firmes na missão de fazer a população enxergar a necessidade de se construir uma cidade que inclua a todos.

“Uma cidade que quer ser a cidade das crianças tem que ser para todos, para todas as crianças, porque a diversidade é uma riqueza. Há lugar na nossa cidade para todos e demorou muito para a gente perceber isso, agora percebemos e estamos iniciando um caminho que não tem mais volta, nós não vamos mais parar”, declarou a chefe do executivo pelotense.

O deputado frisou a importância de destinar recursos para investimentos capazes de fazer a diferença na vida das pessoas. “Eu tenho certeza de que quando a gente investe na qualidade de vida das pessoas isso fica como um legado”, ressaltou Daniel. O parlamentar anunciou a destinação de uma nova emenda no valor de R$ 50 mil para o investimento em novos brinquedos acessíveis.

O titular da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), Eduardo Schaefer, agradeceu aos pais e responsáveis que procuraram a pasta e a parceria do deputado Daniel.
Também estiveram presentes ao ato o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, Michel Ribeiro, e a presidente do Comitê Gestor da Inclusão da Pessoa com Deficiência do Município, Adriana Fiala.

Praça das Doquinhas foi adotada pelo programa Adote uma Área Verde

A Pracinha Instituto Hélio D’Angola integra o programa Adote Uma Área Verde, da SQA, instituído em maio de 2021, que busca a adoção de espaços públicos por empresas para a requalificação e manutenção do paisagismo em troca de publicidade. O espaço foi adotado pela empresa Sagres que se responsabilizou pela melhoria na estrutura do local com a instalação de novos brinquedos, conservação e manutenção da praça e do campo de “beach soccer”, próximo ao espaço.

A prefeita celebrou a revitalização e parabenizou o empresário Marcos Jacques Fonseca pela iniciativa. “Cada vez que uma empresa entra no projeto ela ajuda a divulgar  e estimular outras empresas a participar. E isso é muito importante, porque a gente tem muitos bairros precisando e, infelizmente, a Prefeitura não tem pernas para atender a todos sozinha”, afirmou Paula.

Schaefer explicou que o Adote uma Área Verde é uma iniciativa do Poder Público, em parceria com instituições privadas, de transformar Pelotas em uma cidade ainda mais bonita. “Isso é um presente à comunidade. Ter uma praça mais qualificada, com brinquedos que as crianças possam se divertir, é tratar melhor as nossas crianças, para que a gente possa transformar o futuro da nossa cidade”, disse o gestor.

Compareceram ao evento de entrega a vice-presidente do Instituto Hélio D’Angola, Gilda Alves, e a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmen Vera Roig.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome