
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), realizou na quinta-feira (6) a última reunião na Sala de Situação, no 9º Batalhão de Infantaria Motorizada. A ocasião marcou o encerramento das atividades no local, onde eram tomadas as decisões quanto às inundações no município.
Com a melhora do cenário na região, Paula definiu o encerramento das atividades na sala. A decisão foi tomada em conjunto com os pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que vinham auxiliando no monitoramento da elevação das águas da Lagoa dos Patos e do canal São Gonçalo.
Os especialistas atualizaram sobre a situação do município e região. Segundo o meteorologista Henrique Repinaldo, a previsão dos próximos dias é de pouca chuva e ventos fracos soprando do quadrante Norte, o que é positivo para o município. Informou também que a região passará por dias com temperaturas mais elevadas do que o normal. “O ar seco e as temperaturas mais elevadas são bons para a evaporação. E as chuvas, elas devem se manter mais para a região da Argentina e parte sul do Uruguai. Então, elas vão se manter afastadas aqui da região nos próximos dias”, explicou.
Os técnicos afirmaram que os níveis das águas já estão recuando no município e, com isso, espera-se que o retorno à normalidade aconteça no final do mês. As áreas mais atingidas devem apresentar maior redução em aproximadamente duas semanas.
Dessa forma, a prefeita atualizou o Mapa de Risco durante live no começo da tarde, permanecendo em vermelho apenas as regiões nas quais os moradores ainda não conseguem retornar às suas casas. Já as áreas próximas às vermelhas, que ainda possuem água em menor volume, seguem em laranja. A ideia é que o mapa deixe de ser utilizado quando o canal São Gonçalo chegar a 2,40 metros.

Apesar da finalização da Sala de Situação, Paula garantiu que todos os órgãos que trabalharam durante as cheias continuam integrados e o trabalho realizado no município prosseguirá. “Vamos continuar com o apoio técnico da Universidade e com as Forças de Segurança mobilizadas. Ainda temos abrigos e a segurança vai continuar sendo feita nas áreas que ainda não foram integralmente repopuladas”, acrescentou.
Além disso, no momento, está sendo iniciado um forte trabalho de recuperação. Conforme a gestora, será iniciado nesta sexta-feira (7) um mutirão no Laranjal com recolhimento de entulho, distribuição de materiais de limpeza, recuperação de vias, valetas, iluminação e demais infraestruturas danificadas. Esse mesmo trabalho também deve ser realizado na Colônia de Pescadores Z3, Pontal e outras localidades afetadas.
Quanto ao pacote de auxílios apresentado pela Prefeitura na semana passada, Paula afirmou que o processo de confecção da parte legislativa, para envio à votação na Câmara de Vereadores, está sendo finalizado. O município também está lançando um apoio aos empreendedores e buscando meios para apoiar os pescadores.