Pelotas: Prefeita conversa com empreendedores na Colônia Z3

Prefeita Paula Mascarenhas participa das Palestras do Bairro Empreendedor (Foto: Gustavo Vara)

Integrando a programação de mais uma etapa dos cursos de capacitação ao empreendedorismo, promovidos pelo programa Bairro Empreendedor da Prefeitura, a prefeita Paula Mascarenhas participou de reunião-almoço com empreendedores da Colônia de Pescadores Z3 nesta quarta-feira (17). Mais de 60 pessoas da comunidade foram envolvidas na atividade, participando do aperfeiçoamento e instruções repassados pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e entidades parceiras.

Após o almoço preparado pelos alunos do curso de Gastronomia do Senac, Paula ressaltou a importância de eventos como esse, iniciado na terça-feira (16), com palestras, oficinas e instruções ministradas por técnicos das instituições apoiadoras da política pública.”A ideia do Bairro Empreendedor é inspirar e estimular o empreendedorismo, por meio da qualificação da mão de obra, do microcrédito, da educação financeira, mas, sobretudo, trazendo o Poder Público para perto da comunidade, para oferecer a segurança necessária e a parceria para as pessoas não se sentirem sozinhas ao enfrentar esse momento”, detalhou a gestora do Município.

De acordo com o titular da Sdeti, Gilmar Bazanella, esses momentos de capacitação são fundamentais para incentivar, tanto quem está começando, quanto quem quer começar a empreender. “É superimportante essa união, para as pessoas conhecerem todos os parceiros envolvidos, se sentir mais seguras e, cada vez mais, se aproximarem do programa e ajudar nessa construção”, disse Bazanella, que também destacou a participação de jovens nos cursos.

Avaliação da capacitação

Para o jovem empreendedor Dérick Guimarães, que há um ano atua no segmento de distribuição de bebidas, o curso tem sido a oportunidade para qualificar e ampliar os horizontes. “Muito bom porque, além da gente abrir a mente para um conhecimento mais técnico, que não tinha, nos traz informações para agregar valor aos nossos produtos, fazer network, conhecer novas pessoas, novas formas de atender ao mercado, de entender melhor o comportamento do cliente, e fazendo com que se perceba que não precisamos sair daqui para termos um produto ou serviço de qualidade. Está aprovada essa capacitação do Bairro Empreendedor”, apontou Guimarães, que já projeta inaugurar um novo negócio.

Essa percepção foi compartilhada pelo sócio Andrey Eichholz e pelos colegas empreendedores da Z3, Jean Fagundes, proprietário de um supermercado, e Renata Rodrigues que tem um restaurante.

Depois do almoço houve espaço para interação dos moradores junto à prefeita, falando sobre necessidades da comunidade. Ao longo da tarde, o curso prosseguiu com palestras e orientações sobre as vantagens e desvantagens de ser Microempreendedor Individual (MEI), sobre educação financeira para empreendedores e, ainda, palestra de motivacional.

Também estiveram presentes na reunião-almoço a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e representantes das demais pastas que integram as ações do Bairro Empreendedor, como a de Assistência Social, de Segurança Pública e de Desenvolvimento Rural, além dos técnicos das entidades parceiras como o Sicredi, o Sebrae, a UCPel e o Senac.

O Bairro Empreendedor

Instituído pela Lei nº 6.927/2021, o Bairro Empreendedor é um programa criado pela Prefeitura, que busca identificar, valorizar e estimular iniciativas nas comunidades, periferias e distritos de Pelotas. A proposta busca encontrar ações empreendedoras e possibilidades de desenvolvimento, sendo articulada com o Conselho Municipal de Desenvolvimento, Trabalho, Emprego e Renda, com a área privada e com iniciativas individuais ou coletivas, além de se voltar ao estímulo e à orientação para empreendimentos. A primeira comunidade a receber as ações do Bairro Empreendedor é a da Colônia Z3.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome