Pelotas: Prefeita acompanha vistoria de canais na zona norte

Equipes mantêm atividades de manutenção de canais pluviais a fim de evitar alagamentos. (Foto: Gustavo Vara)

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) esteve, na tarde desta segunda-feira (10), conversando com moradores do bairro Jardim de Alah, na zona norte da cidade. Acompanhada do vereador Márcio Santos (PSDB), de corpo técnico do Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Sanep) e da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), a gestora ouviu o relato da comunidade que sofre com alagamentos em dias de chuva, possivelmente, em razão dos canais pluviais da localidade. Pacote de intervenções em todo sistema de drenagem de Pelotas deve ser elaborado para angariar recursos nas esferas estadual e federal.

Paula falou sobre a importância de a drenagem estar em dia, a fim de evitar alagamentos, e destacou pontos críticos da cidade que tiveram o reparo necessário do Poder Público.

“Estamos com nossas equipes para identificar a situação dos canais da região. Não importa se essa é uma localidade alta, se aqui alaga. Então, é preciso olhar para os problemas de drenagem. A gente já conseguiu resolver muitos problemas como esse na cidade. As vias Mário Peiruque, Saldanha Marinho e Gomes Carneiro são exemplos disso. Sabemos que falta ainda o Jardim de Alah e vamos fazer. Vamos olhar para a cidade inteira, revisitar o plano de drenagem que nós já temos e fazer o pacote com todas as intervenções que são necessárias no nosso sistema”, frisou a chefe do Executivo.

A importante atenção que a temática da drenagem recebeu, em função das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, despertou nas demais esferas do Poder Público a necessidade de investimentos que assegurem a realização do serviço nos municípios, que demanda alto valor de operação. Com o pacote de projetos de todas as intervenções necessárias no sistema de drenagem de Pelotas, o Município visa à conquista de recursos que assegurem a operação.

As equipes do Sanep e da Ssui trabalham, coletivamente, na identificação e elaboração do documento. Também estiveram presentes a secretária de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Lúcia Amaro, e a diretora-presidente do Sanep, Claudelaine Coelho.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome