
Cinquenta pescadores feirantes vinculados à Associação da Colônia Z3 receberam, na manhã desta quarta-feira (5), 50 caixas isotérmicas de 75 litros, doadas pelo Governo do Estado, para acondicionamento e conservação do pescado levado às bancas para comercialização. Antes da entrega, a Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Visa/SMS) e do Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SIM/SDR), ofereceu capacitação sobre Boas Práticas de Fabricação e Armazenamento e Conservação do Pescado, no salão da igreja da localidade.
As 50 caixas isotérmicas doadas aos pescadores feirantes foram destinadas a Pelotas pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, graças à parceria da Prefeitura e Governo do Estado, com a participação da Emater. Serão utilizadas para melhorar as condições de armazenamento do produto levado às feiras.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, “as caixas isotérmicas são recursos importantes para conservação do pescado e indutores da conscientização dos pescadores feirantes sobre a necessidade de adotar boas práticas visando melhorar, cada vez mais, a qualidade do produto comercializado.”
Capacitação
Pela Visa/SMS, a orientação sobre Boas Práticas para manipulação nas bancas de peixe foi prestada pela nutricionista Rita de Cássia Osório Gonzales, enquanto a chefe do Serviço de Inspeção Municipal, veterinária Ângela Cabana, tratou do tema Armazenamento e Conservação do Pescado.
Entre as orientações, estava o uso de máscara e uniforme, além de cuidados específicos de higiene pessoal. Para as bancas, limpeza e organização.
Os pescadores feirantes foram informados que os peixes devem ser mantidos acondicionados em gelo à temperatura constante entre -0,5 e 0,2ºC, enquanto os congelados necessitam de -18ºC, valendo o mesmo para produtos, como bolinhos. A capacidade das caixas não deve ser sobrecarregada.
O transporte do pescado necessita de alvará sanitário, tem que ser específico para alimentos, limpo e em bom estado de conservação. O produto deve estar acondicionado em caixas isotérmicas, higienizadas sempre, após o uso, com água corrente e sabão, além de outras técnicas. Quando guardadas, que seja em local limpo e protegido da poeira, de animais, de insetos, pragas e roedores.