Pelotas: Paula reúne-se com moradores do Pontal da Barra

Recuperação da estrada de acesso à comunidade é prioridade do Governo Municipal. Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura deu início ao trabalho de remoção de areia da via no último domingo. (Foto: Gustavo Vara)

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e secretários municipais se reuniram na manhã desta segunda-feira (24) com cerca de 50 moradores do Pontal da Barra, em um restaurante em frente ao Trapiche. A pauta se concentrou nos estragos provocados pelas inundações de maio. Muitos moradores ainda estão fora de casa na localidade.

Depois de ouvir moradores como Yasmim Silva e Marilanda da Fonseca, que detalharam os problemas que enfrentam há cerca de dois meses devido à interdição da estrada em função da enchente e, agora, para acessar os benefícios disponibilizados pelos governos Estadual e Federal, a chefe do Executivo falou sobre as ações que já estão sendo realizadas e tranquilizou os moradores presentes.

“Enquanto eu for prefeita, o Pontal da Barra será prioridade. Só sai de lá quem quiser. Nosso governo já está trabalhando, mais uma vez, para garantir a estrada do Pontal em condições de trafegabilidade. Vamos recuperar esta via com a colocação de pedras e estaremos junto das famílias na reconstrução”, disse Paula, antecipando que debates mais aprofundados sobre a permanência no local, a questão de ancestralidade das famílias e potencial turístico deverão ser desenvolvidas nos próximos anos.

Em relação à situação dos moradores que estavam abrigados na escola Edmar Fetter e se encontram sem ter para onde ir, Paula disse que um grupo está alocado, temporariamente, em um hostel nas imediações dos balneários. Disse ainda que vai se reunir com a secretária de Habitação e Regularização Fundiária para avaliar cada situação, além de mobilizar entidades para a doação de materiais de construção para a reforma das casas danificadas.

Quanto à questão dos problemas verificados em CPFs, ocorridos no processo de cadastramento para obtenção dos benefícios e auxílio dos governos Estadual e Federal, a gestora explicou que em alguns casos o erro era decorrente de incorreções nos endereços. Todos os moradores que estavam na reunião e relataram as dificuldades foram atendidos, ainda pela manhã, por uma equipe da Secretaria de Assistência Social (SAS).

Intervenções na estrada

Conforme anunciado pela prefeita, o trabalho inicial será de remoção da areia e avaliação para recolocação da contenção de pedras. A secretária de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Lúcia Amaro, explicou que os trabalhos foram iniciados ainda no domingo (23) com a remoção de parte da barreira de contenção feita pelo Sanep e com a retirada da areia sobre o leito da estrada por cerca de 400 metros até o local onde havia postes caídos. Com remoção dos postes pela CEEE/Equatorial, ainda nesta segunda-feira, o trabalho será retomado já nesta terça-feira (25).

“Parte da estrutura da estrada está sob a camada de areia. Estamos removendo a areia fina, mas em alguns trechos teremos que recolocar o aterro de rachão e saibro para chegarmos até as áreas de moradias do Pontal para, então, começar o trabalho de limpeza e retirada dos entulhos”, explicou Lúcia.

De acordo com a direção do Sanep, a rede de água nova feita durante a construção da estrada, no começo deste ano, não foi atingida desta vez. Pode haver algum ponto de vazamento, mas as equipes seguirão no local nesta semana para assegurar a retomada do abastecimento em todos os pontos e verificação da qualidade da água.

Recuperação no começo do ano

A estrada do Pontal foi totalmente reconstruída no começo do ano após os estragos provocados pela enchente de setembro do ano passado. A obra da estrada entregue no dia 4 de março, reforçada com o enrocamento de pedras para proteção da via, demandou um investimento de R$ 675,9 mil. Com a inundação de maio, a estrada voltou a ficar submersa em vários pontos. A nova recuperação está estimada em torno de R$ 700 mil, com a continuação da contenção em pedras e revitalização do leito da via.

Participaram da reunião, junto à prefeita, os secretários municipais de Assistência Social, Tiago Bündchen; de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer; de Serviços Urbanos, Lúcia Amaro; de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho; a diretora-presidente do Sanep, Claudelaine Coelho; o coordenador da Defesa Civil, Eduardo Tejada; o assessor especial de Comunicação, Gustavo Azevedo; e a chefe de Gabinete, Keli Baum.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome