Pelotas: Paróquia São Cristóvão volta a ter almoço presencial para celebrar dia do padroeiro dos motoristas

Festa conta com o apoio dos festeiros. (Foto: Daniel Batista/JTR)

Após dois anos, a Paróquia São Cristóvão voltará a realizar o tradicional almoço para celebrar o dia dedicado ao santo dos motoristas, 25 de julho. A ação ocorrerá no salão do local, dentro da programação da 37ª Festa de São Cristóvão, no dia 24.

O lema deste ano é “Com São Cristóvão, paz na caminhada”, que pretende promover uma reflexão sobre o momento que vivemos. “O mundo está apreensivo com tanto conflito. A gente lembra a própria figura do São Cristóvão que carrega o senhor da paz, e esse senhor da paz nos faz capazes, também, de levar a paz ao mundo”, explica o pároco, Padre Jaime Souto. Neste sentido, em meio aos conflitos, é preciso promover a ajuda àqueles que necessitam.

Dessa forma, a Paróquia promoverá, no domingo (24), o almoço solidário, que terá no cardápio frango, carne de porco, arroz e salada de maionese. Do valor total, R$ 50, metade vai ser destinada para custear uma refeição para uma pessoa em situação de rua, no âmbito do Projeto São Lázaro, iniciado em 2020. A ação percorre diversos pontos do município para distribuir cerca de 150 refeições, sempre nas segundas-feiras.

Da esquerda para a direita, o pároco Padre Jaime Souto, o coordenador da festa Luiz Gallas, a coordenadora da Paróquia, Elenice Nunes Gallas e Armando Jaekel, da Pastoral da Comunicação. (Foto: Daniel Batista/JTR)

“E entre os que distribuem, a maioria já teve a experiência de morar na rua”, salienta Souto. O almoço pode ser adquirido diretamente na Secretaria da Paróquia, na rua Lindolfo Collor, nº 70, Três Vendas, em Pelotas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3229-4421. A ação também ocorreu em 2021, mas no sistema pegue e leve.

Além da refeição, o coordenador da festa Luiz Rubino Gallas, lembra que com a chegada do inverno, assim como do frio e das chuvas, aumentou a necessidade de doações de roupas, calçados e cobertores. O material é utilizado em bazares promovidos pela Paróquia, cujo valor obtido é revertido para o Projeto São Lázaro. Além disso, as peças são doadas à população em vulnerabilidade.

“O ideal é que a gente pudesse aumentar isso, mas para isso a gente precisa de mais doações”, aponta Gallas, sobre as ações efetuadas pela Paróquia. E ele lembra que as ações não precisam ser materiais. Muitas vezes, o tempo destinado à execução de atividades com foco na solidariedade também é de grande valia, conforme o coordenador, citando a dificuldade em conseguir voluntários.

Muito esperada entre os motoristas, a procissão motorizada em honra a São Cristóvão ocorrerá no domingo (24), a partir das 8h30. O percurso tem início em frente à Paróquia, segue pelas ruas Marcílio Dias e Gonçalves Chaves, passa pelas avenidas Bento Gonçalves, Duque de Caxias, Cidade de Lisboa, BR 116, prossegue pela avenida Fernando Osório e retorna à rua Lindolfo Collor, onde receberão a benção. Em seguida, às 18h, ocorre a Missa Festiva.

Lema da 37ª edição da Festa é “Com São Cristóvão, paz na caminhada“. (Foto: Daniel Batista/JTR)

A 37ª edição tem como festeiros Henrique Santos, Marilene Santos, Carla Maria da Silva Padilha, Wilson Ricardo Rickes Padilha, Eddy Rickes Padilha e Luciani Rickes Padilha. A coordenadora da Paróquia é Elenice Nunes Gallas e a divulgação é realizada por Armando Jaeckel, da Pastoral da Comunicação.

A Paróquia
A Paróquia foi inaugurada em 9 de julho de 1985, e é localizada próxima à “Curva da Morte”, na avenida Fernando Osório. O primeiro pároco foi o Padre José Schramm, que também idealizou e criou a Festa em homenagem a São Cristóvão. A Paróquia tem como função fundacional “evangelizar e transformar o trânsito”.

Programação

Tríduo
– Quinta-feira (21) – 19h; Sexta-feira (22) – 19h; Sábado (23) – 18h

Domingo (24)
8h30 – Procissão Motorizada, saída da frente da Paróquia
12h30 – Almoço Solidário
18h – Missa Festiva

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome