A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, nesta sexta-feira (10), o andamento de uma obra de grande porte executada pelo Sanep para qualificar a drenagem no Dunas. A intervenção, que deve ser concluída nos próximos dias, trata-se da instalação de nova tubulação em concreto, na rua Vinte, para melhorar o escoamento da água em dias de chuva. A autarquia investe cerca de R$ 500 mil no projeto, que beneficiará diretamente mais de 70 famílias da via, além das comunidades da Bom Jesus, Jardim Europa e Areal Fundos, uma vez que o escoamento também será agilizado nas localidades.
A possibilidade de fechar as valetas em frente a dezenas de moradias, ao longo de 450 metros da via, foi mencionada pela prefeita como um dos impactos mais positivos da intervenção. “É uma obra importantíssima, que vai tirar a valeta das casas dos moradores. A tubulação é muito maior, então vai refletir em mais vazão para as águas da chuva, prevenindo alagamentos em toda esta região do Areal. É para isso que trabalhamos: melhorar a qualidade de vida da população”, disse Paula.
Obra de grande porte
Quem passar pelo trecho da rua Vinte, próximo à esquina da Vinte e Nove, verá a movimentação intensa das máquinas e das equipes do Sanep para concluir a operação. Tubos maiores, de 1.500 e 1.200 milímetros, foram enterrados pela via principal e outros de 400 e 600 milímetros colocados para as transversais. Com a instalação, parte do canal pôde ser desviado, viabilizando o término das valetas.
Diversos moradores acompanham diariamente a evolução da obra e, mesmo com os transtornos momentâneos, os reflexos positivos já são vislumbrados por eles. Um exemplo é Zilmar dos Santos, de 57 anos, morador há mais de uma década na região. “Essa obra era necessária e aguardada por nós há bastante tempo. Assim como pedimos por ela, hoje parabenizamos e aplaudimos. Com certeza vai mudar nossa rotina nos dias de chuva. É tudo de bom”, afirmou o morador, referindo-se à melhoria na mobilidade e no saneamento do local.
Sistema testado e aprovado
A prefeita e a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, acompanharam o momento exato em que a retroescavadeira liberou a passagem entre o canal e o início do novo trajeto da tubulação. A ação foi importante para mostrar a efetividade do serviço e inaugurar o sistema recém-implantado na via. A máquina também foi utilizada para limpar a estrutura de macrodrenagem, retirando principalmente resíduos descartados incorretamente, como garrafas, sacolas e, até mesmo, um colchão.
“Intervenções como essa são extremamente importantes para aumentar a condição de escoamento na zona urbana. Essa obra é mais um investimento que o Sanep faz no setor de drenagem, além de manter um cronograma constante de desobstruções durante todo o ano e avançar em projetos tão grandiosos quanto esse nos bairros da cidade”, apontou Michele.
Com a conexão do canal aos novos tubos, o nível da água na estrutura começou a baixar rapidamente – foram cerca de 60 centímetros em menos de meia hora. A obra é executada pela CH da Costa – empresa terceirizada contratada – e acompanhada pela equipe do Sanep, através do Departamento de Drenagem (Dedu).