Pelotas: Obra da ETA São Gonçalo chega à última etapa na zona urbana

Obra da ETA São Gonçalo na Praça Vinte de Setembro. (Foto: Matheus Cabistany/Divulgação)

A operacionalização da nova Estação de Tratamento de Água de Pelotas, a ETA São Gonçalo, está cada vez mais perto de ser concretizada. Após o último boletim emitido pelo Sanep indicar a execução de 90% do projeto, a autarquia dá andamento à última etapa da sua implementação no Centro da cidade. Trata-se da construção de quatro caixas de manobra, ao longo da rede adutora subterrânea de 700 milímetros, que atravessa a praça 20 de Setembro e, posteriormente, mais uma na praça Piratinino de Almeida.

Duas frentes de trabalho atuam, simultaneamente, em trechos da região, próximos ao campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A instalação dessas estruturas permite ao Sanep uma intervenção mais ágil no sistema de abastecimento, quando necessário, uma vez que as áreas de manobra são idealizadas, também, para reduzir a perda de água em possíveis casos de vazamentos, mantendo um número maior de residências abastecidas durante as manutenções.

“Sempre dizemos que a obra da nova ETA vai muito além da planta de operações localizada no Capão do Leão e essa etapa é um bom exemplo disso. A construção das caixas no trajeto da adutora vai nos possibilitar maior controle para intervir na rede e, assim, ter mais estabilidade no abastecimento mesmo em situações extraordinárias, como manutenções programadas e emergenciais”, salientou a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina.

Obra da ETA São Gonçalo na Praça Vinte de Setembro. (Foto Leonardo de Leon/Divulgação)

As estruturas em concreto compõem a tubulação que é essencial para conduzir a água tratada na Estação São Gonçalo ao reservatório da praça Piratinino de Almeida, o R1, de onde será distribuída às residências. Serão oito caixas de manobra executadas no percurso da adutora, entre as zonas rural e urbana de Pelotas, com aproximadamente oito quilômetros, detalhou a técnica da Construção Civil do Setor de Projetos Especiais do Sanep, Anelise Morais.

Atenção ao trânsito

O tráfego de veículos passa por alteração na região em razão das obras. O trânsito é lento na praça 20 de Setembro, no sentido bairro/Centro, no trecho entre a avenida Presidente João Goulart e a rua Jornalista Cândido de Melo. A pista da esquerda está bloqueada. Agentes de Trânsito sinalizam a área e permanecem no local para orientar motoristas, ciclistas e pedestres.
Oferta de água tratada aumentará 50%

A ETA São Gonçalo terá capacidade de injetar até 500 litros por segundo na rede de abastecimento, o que aumenta em 50% a oferta de água tratada no município. A operacionalização da nova Estação, prevista para este ano, corresponde a uma das maiores obras de infraestrutura de Pelotas, nos últimos anos, cujo projeto é orçado em mais de R$ 50 milhões.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome