O Município deu continuidade às atividades do Mapa de Oportunidades com a formação para o primeiro emprego e encaminhamento de documentos de 25 jovens da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Helena Vargas, localizada no Sítio Floresta. Essa nova etapa do projeto Escalada, do Pacto Pelotas pela Paz, capacitou os estudantes, orientou na confecção de Carteiras de Trabalho Digitais e providenciou RGs e CPFs.
Foram 11 documentos de identidade e seis CPFs encaminhados, conforme detalhou o coordenador do programa, professor Gilnei Brauner. A instrução para confecção das Carteiras de Trabalho Digitais teve auxílio do Sine/FGTAS.
Uma busca ativa junto a empresas da cidade será iniciada, a fim de ofertar vagas de Jovem Aprendiz junto ao Pacto Pelotas pela Paz e ao Mapa de Oportunidades aos jovens beneficiados com o programa, que tem como principal objetivo auxiliá-los no ingresso no mercado de trabalho.
Quatro meses de preparação para o mercado de trabalho
A partir desta segunda-feira (1º), o Município, em parceria com o Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social de Orientação e Formação Profissional de Pelotas/RS (Senalba), vai oferecer sete módulos de preparação ao mercado de trabalho, com turmas de até 30 alunos em cada. O local escolhido para sediar as atividades foi a escola Francisco Caruccio, devido a sua estrutura. Serão atendidos, também, estudantes das Emefs Amílcar Gigante, Doutor Mário Meneghetti, Santa Irene e Frederico Ozanan. O curso se estende até novembro e atingirá 210 alunos.
“Cada módulo terá a duração de 16 horas e será aplicado no turno da tarde, sendo a condução de responsabilidade do Senalba. O aluno que frequentar terá absorvido uma gama de conteúdos essenciais para começar seu desenvolvimento profissional e aprimorar o seu lado pessoal”, pontuou o coordenador do Mapa de Oportunidades, professor Gilnei.
Confira a programação do curso
De 1º a 5/8
Preparando-se para o primeiro emprego
De 15 a 19/8
Gestão empresarial
De 12 a 16/9
Elaboração de currículos e entrevistas
De 26 a 30/9
As principais mudanças na reforma trabalhista
De 3 a 7/10
Educação ambiental e sustentabilidade
De 17 a 21/10
Marketing pessoal
De 7 a 11/11
Autogestão.
Curso avançado de imersão tecnológica
A terceira e quarta etapas do Escalada vão se dedicar a ensinar conceitos de tecnologia para os jovens. Entre os dias 10 e 12, alunos da Emef Francisco Caruccio terão oportunidade de fazer o curso avançado de imersão tecnológica. As aulas sobre pacote Office e prática de entrevista serão ministradas por profissionais do curso de Informática da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS). Dos dias 24 a 26, será a vez dos estudantes do educandário Maria Helena Vargas da Silveira.