Pelotas: Município homenageia vereador Sid Fagundes

Uma placa com a identificação do local, situado na Casa dos Conselhos, foi descerrada pela gestora, familiares do homenageado e autoridades municipais. (Foto: Gustavo Vara)

A Administração Municipal faz um reconhecimento à trajetória do vereador Sidnei Fagundes (PT), ao prestar uma homenagem ao parlamentar que morreu em fevereiro deste ano, em decorrência de acidente de trânsito. A prefeita Paula Mascarenhas inaugurou, nesta segunda-feira (4), a nova sala do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, que leva o nome do parlamentar. Uma placa com a identificação do local, situado na Casa dos Conselhos, foi descerrada pela gestora, familiares do homenageado e autoridades municipais.

A homenagem também marca as atividades alusivas ao aniversário de 30 anos da entidade, comemorado no domingo (3), sendo o primeiro Conselho do segmento no Estado e o segundo no país em funcionamento. A entidade teve o vereador Sid como um dos fundadores. A chefe do Executivo ressaltou a relevância do cidadão Sidnei para o município e registrou o quanto lamentou a sua morte precoce.

“O Sid lutou durante muito tempo à frente do Conselho e por todos os cantos, mas esteve pouco tempo como vereador, para os tantos sonhos que tinha. Enquanto prefeita, queria ter podido viver mais com o Sid, porque aprendi muito neste pouco tempo que convivemos. O que ficou dele para mim é um sentimento muito positivo. Mesmo ele sendo do PT e eu do PSDB, para ele isso não existia, essa divisão que tem impedido os espaços de trocas coletivas no país, de superação de diferenças, e que bom que as temos. Isso o Sid mostrava no seu jeito de ser sempre afável, alegre e respeitoso. Foi isso que aprendi com o Sid neste pouco tempo”, destacou Paula.

A viúva do homenageado, Carolina Fagundes, se mostrou emocionada ao falar e salientou as qualidades de Sid, evidentes ao longo da sua trajetória. “Nunca vi o Sid como uma pessoa com deficiência. Para mim, ele era o Sid com suas virtudes e defeitos e foi o exemplo vivo de que deficiente não precisa de caridade e sim de oportunidades. Todas as oportunidades que ele teve, desempenhou muito bem, sempre muito elogiado pelos chefes, e essa foi a luta dele pelas oportunidades aos deficientes”, disse a esposa, agradecendo a todos do governo que contribuíram para que a nova sala do Conselho tivesse o nome do vereador.

Representando o Legislativo, o colega de Sid e presidente da Câmara, vereador Marcos Ferreira, relembrou a postura do parlamentar ao longo do tempo em que trabalhou com ele. “Para o Sid, na minha avaliação, não havia limites. Ele sempre lutou, com garra, mostrando que era possível, apesar da sua deficiência, e sempre nos surpreendia pela sua inteligência e coisas que fazia, que muitas pessoas sem necessidades especiais não conseguem fazer”, disse Marcola, lembrando que ainda, na manhã desta segunda-feira, a Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara foi batizada de Sidnei Fagundes.

Participaram ainda da cerimônia os irmãos do homenageado – Gilnei, Roberto e Georgina Fagundes -, além do presidente do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, Michel Ribeiro, e a vereadora Miriam Marroni (PT).

Biografia

Sidnei Matias Fagundes – conhecido como Sid –, ao longo de sua trajetória, se destacou como um militante pela inclusão das pessoas com deficiência em todos os ambientes da sociedade. Foi presidente do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades e vice-presidente do Conselho Estadual, defendendo a efetivação das leis municipais e estaduais de acessibilidade, dentre elas a garantia de veículos de transporte coletivo com acesso a cadeirantes e a oferta de horários de ônibus intermunicipais para deficientes que precisam de tratamento na capital do Estado, além da militância pela autonomia de quase 40 mil pelotenses com deficiência física.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome