Pelotas: Largo Doutor Miguel Piltcher é inaugurado no Parque Una

Em memória do médico, entre amigos e familiares, prefeita Paula enfatiza que Piltcher foi inspirador pelo amor ao futuro. (Foto: Gustavo Vara/Prefeitura Municipal de Pelotas)

Em cerimônia que reuniu representantes de entidades, amigos e familiares, o médico Miguel Piltcher recebeu homenagem póstuma com a inauguração do Largo Doutor Miguel Piltcher, no Parque Una, na manhã deste sábado (25). O local é uma rótula do bairro planejado, utilizada como espaço de convivência, e conta com placas que reportam a história do profissional que, em 1960, fundou o pronto atendimento no chamado Instituto de Traumatologia, Ortopedia e Reabilitação, que se tornou o Hospital Miguel Piltcher em 1975.

“A inauguração do Largo é o reconhecimento oficial do município, uma homenagem de todos os pelotenses. Miguel Piltcher construiu um símbolo, o Hospital, com atendimento humanizado, qualificado, fruto da construção de um homem visionário. Foi um grande profissional, que superou além de dar de si o melhor, impulsionado pelo espírito de empreendedorismo”, registrou a prefeita Paula Mascarenhas.

Em nome da família, o neto Felipe Piltcher da Silva reportou-se às histórias contadas pelo avô Miguel, que construiu o Hospital com características que o orgulhavam. “São rotineiras as comprovações que as histórias eram todas verdadeiras. Ele deixa um legado. Estamos felizes, netos, filhos, amigos”, afirmou, fazendo referências especiais à avó Ana Maria, presente na cerimônia. Felipe citou o escritor João Guimarães Rosa, com a frase “As pessoas não morrem, ficam encantadas…”, afirmando que o Largo, para muitos, poderá ser um lugar de encantamento.

A denominação de Largo Doutor Miguel Piltcher é fruto do Decreto Legislativo 818/2023, de autoria do vereador Rafael Amaral (Progressistas). “Sou vereador e empresário do setor da saúde, que é um grande gerador de empregos. Apresentei o projeto de lei à Câmara por reconhecimento ao homenageado. Pessoas como ele deixam legados que nunca morrem.”

“Uma cidade se constrói com ações permanentes e coletivas. Pessoas que se destacam, como Miguel Piltcher, são inspiradoras para que homens e mulheres sigam em frente com amor pelo futuro. Ele deixou lições de coragem, de confiança e de crença num futuro melhor. O Largo vai perpetuar e contar um pouco dessa história”, pontuou Paula.

A cerimônia foi encerrada com o descerramento da placa com os dizeres “Largo Dr. Miguel Piltcher – Inaugurado em 25 de novembro de 2023, em memória de quem tanto contribuiu para a comunidade pelotense e gaúcha, através de seu trabalho e de sua humanidade.”

Estiveram presentes a esposa Ana Maria, os filhos Denise, Luciano e Maira, e o neto Felipe, além de amigos e colegas, como o ex-diretor do Hospital Miguel Piltcher, José Recuero, o ex-vereador Mansur Macluf, a representante do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), Laura Trápaga, e do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente Carlos Müller, entre outros

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome