Pelotas: HE-UFPel recruta voluntários para teste de vacina tetravalente contra o vírus influenza

Os participantes devem ser crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos, além de idosos com 60 anos ou mais. (Foto: Freepik)

Você já deve ter percebido que todo ano acontece uma campanha de vacinação contra a gripe, não é mesmo? Quem produz essas vacinas é o Instituto Butantan, e eles querem oferecer um produto ainda melhor para essas campanhas. Para isso, precisam de participantes para o estudo clínico de um novo imunizante contra o vírus Influenza. O Butantan já produz uma vacina que protege contra 3 subtipos do vírus da gripe, mas essa nova vacina irá proteger contra quatro subtipos, o que seria um benefício muito grande para a população!

Podem participar do estudo, homens e mulheres saudáveis com 60 anos ou mais e crianças de 3 a 17 anos. E lembrando, não podem participar quem já tomou a vacina da gripe na campanha atual ou quem já está em outro estudo clínico.

Os voluntários do ensaio clínico devem atender as seguintes regras: estar saudáveis, não ter tomado qualquer vacina contra a gripe em 2023, nem qualquer vacina 4 semanas antes da pesquisa. Também não podem estar participando de outro ensaio clínico. É importante destacar que, no futuro, a vacina poderá ser incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando ainda mais a proteção da população brasileira contra a gripe.

Vacinação contra a Influenza

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza. ( com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A causador de grandes pandemias.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações, sendo considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.

Como participar

Os interessados devem agendar sua avaliação, pelos telefones (53) 3284-4981 ou (53) 99155-9512, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou preenchendo o formulário disponível neste link. O Centro de Pesquisas Clínicas fica localizado no Bloco 3 do Hospital Escola em Pelotas no Rio Grande do Sul, localizado na rua Almirante Guilhobel, 221 (próximo à Estação Rodoviária).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome