Pelotas: Fragata vai contar com mais de 530 pontos com LED

Iluminação em LED será instalada no trecho que se inicia na praça 20 de Setembro e contemplará toda a avenida Duque de Caxias. (Foto: Michel Corvello/Prefeitura Municipal de Pelotas)

Após passar por diferentes requalificações ao longo dos anos, o trecho que contempla a praça 20 de Setembro e a avenida Duque de Caxias, no bairro Fragata, contará com iluminação em LED. Assinado na sexta-feira (3), pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), o contrato para instalação do novo sistema prevê investimento de R$ 901 mil, com recursos do financiamento com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Serão 539 luminárias substituídas em todo o trecho, incluindo os canteiros. Também vão ser trocados os braços, a fiação e os interruptores eletromecânicos (relés). A obra vai se iniciar pela praça 20 de Setembro e será executada pela empresa Embralux Comércio de Lâmpadas e Luminárias Ltda, com coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, o projeto integra a grande transformação que o bairro Fragata passa. Além da requalificação da Duque de Caxias e dos canteiros, foram criadas áreas de lazer para a população e o trânsito foi organizado com corredores de ônibus e bolsões de estacionamento.

“O que faltava era a iluminação em LED para que a infraestrutura construída ao longo dos anos possa ser aproveitada durante a noite. Isso mostra a preocupação da Prefeitura para com o bairro mais populoso de Pelotas”, afirma Ramalho.

Mais segurança e conforto para quem mora e trabalha no bairro

Moradores do Fragata há 24 anos, Júlia Noremberg e seus pais, Rosali e Mauro, afirmam que o novo sistema em LED será bem aproveitado. “Uma boa iluminação faz muita falta”, diz Júlia.

Para João Pedro Vaz, que há oito anos mora no bairro, o novo sistema de iluminação vai contribuir para a segurança da população, desde estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, que deixam o campus por volta das 22h, até quem utiliza a avenida para praticar esportes à noite. “Também vai melhorar o trânsito”, pondera.

Há nove anos, o comerciário Jader Lemos trabalha em um estabelecimento na Duque, que funciona até as 18h30min, e diz concordar que a nova iluminação deve melhorar a vida de quem transita, diariamente, pela principal avenida do Fragata. “No inverno, 17h30 já é noite. Então, a iluminação deve melhorar bastante a segurança aqui”, diz.

Relembre o início do processo

No dia 3 de janeiro, a prefeita Paula Mascarenhas sancionou a Lei Municipal 7.152/2023, que autorizou a Prefeitura a contratar a operação de crédito junto ao BRDE. O recurso de até R$ 30 milhões será destinado à troca do sistema de iluminação pública em todo o município.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome