Pelotas formaliza adesão ao projeto Cidade Amiga do Idoso

Ocasião marcou a entrega de equipamentos para o Conselho Municipal do Idoso. (Foto: Adilson Cruz/JTR)

Com a presença do secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o município de Pelotas formalizou durante ato realizado na manhã desta sexta-feira (24), no largo do Mercado Público, sua adesão ao projeto Cidade Amiga do Idoso.

Durante a cerimônia, foi entregue ainda um veículo ao Conselho Municipal do Idoso e equipamentos, adquiridos com recursos de emenda impositiva do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB).

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) assinou o Decreto nº 6.596, que institui o Comitê Gestor Municipal da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa e apresentou os seus integrantes, representantes de órgãos públicos e entidades do município, designados pela Portaria nº 56.

O secretário destacou a iniciativa tanto do município quanto do deputado, que segundo ele, foi o primeiro a olhar para a causa do idoso, desejando que estes exemplos se estendam aos demais municípios da Zona Sul e do estado. “Hoje é um dia muito importante para o estado do Rio Grande do Sul, e é com muita honra que eu venho fazer a entrega destes equipamentos e Pelotas, além de Cidade do Doce, agora é também uma ‘doce’ cidade amiga das pessoas idosas e que cuida dos idosos no Rio Grande do Sul”, ressaltou Costa.

A prefeita destacou a importância da conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, evidenciada durante o mês de junho, marcado pela cor Violeta. “Violência contra o idoso não é só física, é psicológica, é falta de afeto, preconceito, omissão e falta de reconhecimento do quanto o idoso tem a colaborar devido à experiência de vida e de mundo”, ressaltou. Segundo ela, Pelotas possui 20% de sua população idosa e a expectativa é de que em 2060, este índice chegue a 40%.

Veículo zero quilômetro foi entregue ao Conselho. (Foto: Adilson Cruz/JTR)

O deputado Trzeciak destacou a importância dos recursos, em torno de R$ 110 mil, destinados à compra de equipamentos para auxiliar o trabalho da entidade, voltada a defender os mais de 60 mil idosos moradores de Pelotas, fazendo uma comparação com a idade do município, que completa 210 anos no dia 7 de julho. “Pelotas também é idosa, mas respira e se renova todos os dias”, ressaltou.

O Conselho Municipal do Idoso foi contemplado com um veículo zero quilômetro, três computadores e três webcams, um projetor de imagem, uma Smart TV, uma impressora, uma caixa acústica e um bebedouro, no total de R$ 110 mil. O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Lélio Falcão comemorou a conquista. “O veículo vai nos ajudar muito nas vistorias junto às casas geriátricas e todas as ações que fizermos em prol dos idosos como bingos, bailes, esporte. Esse Comitê significa o compromisso dessa administração municipal em melhoria das condições de atendimento ao idoso e por isso agradecemos muito à prefeita Paula”, finalizou.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome