Pelotas: Domingo (21) terá feira de adoção de cães e gatos promovida pela SOS Animais

Interessados em inscrever animais para participar podem fazer inscrição até sexta-feira (19). (Foto: Divulgação)

A SOS Animais promove no próximo domingo (21), das 14h às 17h, mais uma feira de adoção de cães e gatos, na Associação Rural de Pelotas. Os animais estarão disponíveis para guarda responsável. “A adoção pode ser feita por maiores de 18 anos com consciência do papel social que é a adoção de um cão ou gato, resgatado ou nascido do abandono”, destaca Mariana Dorner, uma das integrantes da ONG.

Segundo ela, o objetivo da iniciativa é que as pessoas compreendam as responsabilidades da adoção e ao mesmo tempo o quanto o convívio com os cães e gatos agrega alegria e prazer à vida cotidiana. Para efetivar a adoção é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência e assinar o contrato que responsabiliza a pessoa pela guarda do animal.

Histórias como a de Uva Rubi e Estrela mostram a importância de que os donos estejam dispostos a cuidar dos adotados. A cadela batizada de Uva Rubi, ou “Uvita” para os íntimos, é de porte médio, tem por volta de um ano de idade e foi encontrada no cio. Além disso tinha o fêmur quebrado, em processo de cicatrização. Depois de tratada, ficou com uma das patas mais curta, como marca dos maus tratos vivenciados. “Nós a tratamos, medicamos contra parasitas, vacinamos, castramos e agora está pronta para ser adotada”, destaca. Segundo os voluntários, ela é inteligente e atenta e tem especial predileção por interagir com outros cães. “É perfeita para quem já tem outro cachorro, além disso já aprendeu a sentar, dar a pata e a passear na guia”, complementam.

A cadela Uva Rubi. (Foto: Divulgação)

A trajetória de Estrela não é muito diferente, já que foi encontrada pelas ruas da cidade, com ferimentos e o corpo debilitado. De porte robusto, com cerca de um ano e meio de vida, ela é dócil e amorosa. “Como é de porte maior, ninguém nunca se interessou por ela, mas a Estrela é muito querida e companheira”, salienta a tutora.

Estrela é de porte maior e aguarda um novo lar. (Foto: Divulgação)

Inscrições de animais

Interessados em participar da feira podem inscrever os animais até sexta-feira(19) através do e-mail: [email protected]. Para participar os cães e gatos devem estar desverminados e portar carteira de vacinação assinada por veterinário, comprovando a aplicação da primeira dose da vacina quíntupla (cães) ou tríplice (gatos). “Esse critério serve para garantir que os animais foram minimamente observados e examinados por um veterinário”, explica Mariana.

De acordo com a voluntária, isso é fundamental para evitar que o animal que está sendo adotado não contamine ou seja contaminado pelo ambiente onde irá viver. Ela informa ainda que animais de seis meses em diante devem estar castrados. “Os que tiverem idade inferior devem ter a castração garantida pelo responsável ao atingirem essa idade”, observa. A SOS Animais atua com um grupo de voluntários há mais de uma década. Desenvolve um trabalho de suporte à castrações e educação para a guarda responsável de cães e gatos. “É importante salientar que a ONG não resgata animais, já que não possuímos atendimento clínico e estrutura para tal”, finaliza.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome