Pelotas chega a 600 pessoas desabrigadas devido às enchentes

Prefeita de Pelotas atualiza números de desabrigados, nível do canal e demais informações sobre as enchentes. (Foto: Michel Corvello)

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), divulgou as últimas atualizações sobre a situação referente às enchentes no município durante uma live realizada às 11h de hoje (10). Segundo a prefeita, o Canal São Gonçalo atingiu o índice mais alto desde o dia 4 de maio, alcançando os 2,76m. O último boletim, divulgado às 16h, apontava para estabilidade no nível.

As áreas mais sensíveis, neste momento, são Valverde e Laranjal. As regiões como Várzea, Navegantes e Simões Lopes estão com os diques fortalecidos pelas equipes, como o Porto e o Quadrado. Ainda, Paula informa que houve um fenômeno de falsa baixa nas medições da Lagoa dos Patos devido ao transbordamento, o que levou à suspensão das medições. Agora, a verificação se mantém apenas com a régua do Canal São Gonçalo.

Durante a madrugada, equipes de resgate evacuaram pessoas para abrigos. A Prefeitura reforça que é essencial seguir as informações oficiais divulgadas pelo município e pela Defesa Civil. Também pedem para que as pessoas em áreas de risco, principalmente no Laranjal, busquem lugares seguros, como casas de amigos e familiares ou abrigos disponíveis.

Além disso, ela explica que não há desabastecimento de energia, mas a distribuição foi interrompida em áreas específicas, devido ao avanço das águas ou em áreas onde a evacuação já foi solicitada.

Entre outros avisos importantes, a prefeita informa que a balsa entre Rio Grande e São José do Norte foi interrompida, impedindo o acesso terrestre da região a Porto Alegre; a PRF está atuando, excepcionalmente, em casos de urgência. Os ônibus operam com redução na frota, mas mantém horários de sábado e reforços em horários de pico.

Os bombeiros estabeleceram uma nova forma de comunicação com pessoas em áreas alagadas:

– ⁠Utilizar uma peça de roupa ou tecido azul para sinalizar segurança e desejo de permanecer em casa.
– ⁠Utilizar uma peça de roupa ou tecido vermelho para sinalizar ⁠perigo ou a necessidade de resgate.

A prefeita relembra que é fundamental lembrar que a prioridade é preservar vidas. Se você estiver em uma área de risco, mesmo que a água não tenha invadido sua residência, procure abrigo em um local seguro.

Em live, às 16h, Paula desmentiu uma fake news sobre bombas doadas por empresários seriam para retirar as águas do Parque Una para jogarem em outros bairros. “É um absurdo inominável, nós estamos aqui para proteger todos os pelotenses”, esclarece ela. A prefeita explicou que as cinco novas bombas na Casa de Bombas Leste servirão para suprir o escoamento em caso de uma necessidade.

Paula também informou que a ponte do Laranjal não será interditada, como circulavam os boatos.

Boletim da Prefeitura

  • Abrigados: 600 pessoas;
  • Z3 – 59 famílias – 157 pessoas;
  • Laranjal – 27 famílias – 116 pessoas;
  • AABB – 49 família – 142 pessoas;
  • ESEF – 47 famílias – 128 pessoas;
  • Terezinha FC – Cinco famílias – 21 pessoas;
  • Cenáculo – Dez famílias – 30 pessoas;
  • CAVG – Três famílias – Seis pessoas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome