Pelotas: Bloco do Mapa realiza ato para visibilidade das Mulheres Negras neste sábado

A Praça Coronel Pedro Osório, no Centro de Pelotas. (Foto: Michel Corvello/Prefeitura Municipal de Pelotas)

Visando trazer mais visibilidade para as mulheres e ressaltar sua cultura e história, o projeto Pinta a Cara, organizado pelo Bloco do Mapa, realizará a atividade “Construindo Novas Possibilidades” neste sábado (13), em Pelotas. O evento acontecerá a partir das 14h30 às 17h, na Praça Coronel Pedro Osório. A ocasião contará com roda de conversa, apresentação cultural, pinta cara e oficinas.

Jacqueline Santos, sócia-proprietária do Bloco do Mapa, explica que o projeto é construído a partir do papel das Bonecas Abayomis para a população negra. “As mães negras faziam as bonequinhas através dos panos rasgados dos seus vestidos pra acalentar o sofrimentos dos filhos, pra deixar os filhos mais alegres na travessia do oceano. E a gente linka com os dias atuais, ao qual a gente tem várias jornadas, a gente ainda continua trabalhando muito pra uma sociedade excludente, uma sociedade machista e uma sociedade racista”, pontua.

As bonecas Abayomis. (Foto: Divulgação)

Conforme divulgado pelos organizadores, “as Abayomis consistem na demonstração de que mesmo em uma conjuntura de violência, como foi o sequestro da escravidão, as Mulheres Negras criavam um presente de cuidado para as gerações futuras e ainda lutavam por mudanças”.

Diante da permanência dos problemas sociais, ela garante ser cada vez mais fundamental dar visibilidade a estas vozes. “Nós mulheres negras somos as últimas no topo quando se elenca mulheres dentro de uma sociedade, então nada mais justo que dar uma visibilidade pras mulheres, mães negras e periféricas da nossa cidade”, garante.

A organizadora é sócia-proprietária do Bloco do Mapa, que possui extensa ligação com a cena cultural e social. “Há muito tempo eu venho lutando por direitos, direito do povo negro, por direito das mulheres, em especial das mulheres negras, e também da cultura como um todo. A gente vai tentando fazer a diferença na cidade né, plantando as sementinhas para serem colhidas lá na frente ”, ressalta.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome