Pelotas: Autoridades conhecem local da nova sede da Apadpel

Prefeita Paula Mascarenhas realiza visita ao novo terreno da Apadpel. (Foto: Michel Corvello)
A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, na tarde de quarta-feira (17), a consolidação da união entre os Rotarys Club Oeste de Pelotas e Alpharetta, do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em benefício da Associação dos Pais de Down de Pelotas (Apadpel). A nova sede da entidade será construída em terreno doado pelo Município, com a aprovação da Câmara de Vereadores, localizado na avenida Imperador Dom Pedro I, 2.490, no bairro Simões Lopes.
A união dos dois Rotarys vai resultar na captação de recursos junto à Fundação Rotaria e demais parceiros para a construção de um prédio próprio destinado à Apadpel. Como símbolo do compromisso firmado, nove integrantes da entidade americana vieram a Pelotas para consolidar a intenção e fizeram o plantio de duas mudas de árvores – um ipê amarelo e uma araucária – no local, como marco inicial.
“É um projeto muito bonito, inédito na cidade, como todos os grandes projetos, construído a muitas mãos, pelos poderes Executivo e Legislativo, Apadpel, os Rotarys local e internacional. É uma grande integração, que me dá muita satisfação em participar”, ressaltou Paula.
O terreno doado pela Prefeitura, por meio da Lei 6.969 de 23 de setembro de 2021, é um espaço de 2.835 metros quadrados, onde será erguido prédio com área de 838 metros quadrados para a nova sede da Apadpel, destinado a atendimentos especializados, inclusive com casas de moradia assistida. O projeto está orçado em cerca de R$ 1,5 milhão. “Vamos buscar recursos também em vários locais, subsídios governamentais, de deputados, vamos prospectar recursos de incentivos fiscais, além dos de nossos parceiros americanos e, ainda, da comunidade, com ações como jantares e almoços”, detalhou o presidente do Rotary Club Oeste, Luiz Bernardi.
Para a presidente da Apadpel, Luana Braga, esse foi um dia muito especial. “É o pontapé inicial da união entre os dois Rotarys, um sonho antigo que já dura nove anos, desde quando começamos a nos reunir com mães e famílias de Down. A gente sabe que tem outras instituições que atendem essas crianças, mas sempre sonhamos em ter um local específico para os atendimentos, focado no desenvolvimento dessas pessoas”, comemorou Luana.
Os próximos passos seguem na captação de recursos em Pelotas, junto a outras entidades, para o início da obra que deve ter uma das quatro fases começando nos primeiros meses do ano que vem. Atualmente, a Apadpel funciona em um prédio alugado, na rua Barão de Butuí, 84, atendendo 30 crianças, e possui mais de cem associados.
Além dos visitantes do Rotary Alpharetta e de vários sócios da Apadpel, também participaram do ato os vereadores Cristiano Silva e Jone Soares, ambos do PSDB.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome