Nessa sexta-feira (10), o vice-prefeito Idemar Barz participou das comemorações referentes aos 70 anos da Escola para Deficientes Visuais Louis Braille. O evento, realizado na quadra coberta da instituição, reuniu autoridades, servidores e os alunos atendidos. Em referência ao aniversário, foi inaugurado um busto em homenagem a Lory Huber, professora responsável pela fundação da entidade.
Idemar falou sobre as contribuições da escola para a sociedade pelotense ao longo do tempo em existência. “Estamos muito felizes de participar deste momento. São 70 anos de atividades ininterruptas auxiliando a comunidade deficiente de Pelotas. Parabéns Escola Louis Braille”, afirmou o vice-prefeito.
Fundada em 10 de junho de 1952, pela professora Lory Huber, a Escola Louis Braille representa hoje uma referência no âmbito educacional para pessoas com deficiência na metade sul do estado. Sendo destaque no enfrentamento às necessidades impostas pela deficiência visual, a instituição atende crianças, jovens e adultos de Pelotas e mais 27 municípios que compõem a região.
O presidente da escola, Dilmar Cunha Rodrigues, destacou os feitos da fundadora e falou sobre o avanço da escola nos dias atuais. “Esse busto é uma homenagem a essa pessoa que deixou para nós um legado gigantesco. Lory Huber foi uma pessoa muito à frente do seu tempo. Essa escola hoje, desde o dia que ela fundou, vem dando frutos na parte de educação e reabilitação às pessoas com deficiência, tanto visuais, como outras deficiências associadas”, destacou o gestor.
A solenidade de comemoração ao aniversário da escola contou ainda com distribuição de bolo e apresentação musical da Banda do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera.
Também participaram do evento os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, e de Educação e Desporto, Adriane Silveira, o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) e o vereador Rafael Amaral (PP).