O 5º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) conquistou um reforço significativo para o desempenho das atividades de seus integrantes nas ações de segurança: 45 escudos balísticos. A entrega simbólica foi realizada nesta quinta-feira (23/06) à tarde, na sede da unidade, localizada na rua Almirante Barroso, 2.928, com a presença do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB/RS), autor da emenda de R$ 300 mil que possibilitou a aquisição das peças.
Comandante do 5º BPChq, o major Anderson Boeira Wenitt, destacou a relevância que entrega representa para a proteção e a qualidade do trabalho dos PMs, que até então usavam o escudo de acrílico nas operações. As peças entregues são adotadas pelas principais polícias do mundo e são a prova de balas.
“Segurança é também uma Polícia Militar bem equipada, que possa ter condição de exercer suas atividades com qualidade”, comentou o deputado, ao lembrar que o mandato já contemplou também, em três anos e cinco meses, unidades da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuantes em municípios da Zona Sul.
O 5º Batalhão de Polícia de Choque foi criado em 15 de julho de 2019 e representa uma fração reserva do Comando-Geral da Brigada Militar, subordinada ao Comando de Polícia de Choque. Conta com cerca de 127 militares, treinados diariamente. Tem como missão principal atuar no controle de distúrbios civis, rebeliões e revistas em casas prisionais, reintegrações de posse e policiamento em grandes eventos. Apoia ainda as unidades de policiamento da região sul, em operações destinadas a reduzir os índices de criminalidade e manter a ordem pública.