Na tarde desta sexta-feira (27), a prefeita Paula Mascarenhas e outras autoridades participaram da solenidade de posse do novo diretor do Foro da Comarca de Pelotas. O magistrado, juiz Ricardo Arteche Hamilton, assume o Judiciário Pelotense na gestão 2022-2023. Durante a cerimônia, a política pública instituída através do Pacto Pelotas pela Paz, foi destaque entre os presentes.
Paula cumprimentou o novo diretor e destacou os avanços construídos em parceria com o Judiciário. “Desejo sucesso ao novo diretor, que com certeza irá conduzir muito bem a justiça em Pelotas. Agradeço a gestão do doutor Marcelo Cabral, que aproximou os poderes e tornou capaz a nossa maior política pública. Sem o Judiciário, o Pacto Pelotas pela Paz seria uma iniciativa incompleta”, afirmou a chefe do executivo.
A presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargadora Iris Helena Nogueira, parabenizou os serviços desempenhados na comarca e o trabalho desenvolvido pela prefeita junto ao judiciário. “Hoje é um momento de festa. Agradeço à gestão do doutor Marcelo e aproveito para saudar a chefe do Executivo. Prefeita, a senhora está cuidando muito bem de Pelotas”, comentou.
Durante a cerimônia, diversas autoridades destacaram os números positivos alcançados através da parceria do Executivo com o Judiciário, como a redução nos índices de criminalidade do município. A partir do Pacto, ações como a criação da Apac Pelotas, projetos de Justiça Restaurativa e o programa Família Acolhedora, se tornaram referência no município e no estado.
O novo diretor, Ricardo Arteche Hamilton, que já presidiu a Comarca de Jaguarão, falou sobre a expectativa no Foro de Pelotas. “A nossa missão é manter a qualidade do serviço e colocar o Judiciário em um lugar cada vez melhor, cada vez mais respeitado”, afirmou o magistrado.
Também estiveram presentes na solenidade, o Procurador-Geral do Município, Eduardo Trindade, o deputado estadual, Luiz Henrique Viana (PSDB), os vereadores Cristiano Silva (UB) e César Brisolara (PSB), a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade, o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Scherdien, o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Márcio André Facin, o delegado regional de Polícia Civil, Márcio Steffens, e a delegada penitenciária, Deisy Vergara Petrucci.