Museu do Doce inaugura exposição Cadernos de receitas: narrativas da tradição doceira

Visitantes terão à disposição caneta e folhas para compartilhar receitas de doces com a ideia de confeccionar Caderno Participativo de Receitas do Museu do Doce. (Foto: Gustavo Vara)

Em comemoração ao dia nacional da Doceira, em 6 de junho (LEI Nº 14.749, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2023), o Museu do Doce inaugura, às 16 horas a exposição Cadernos de receitas: narrativas da tradição doceira.

Até o dia 30 de agosto, cadernos doados para o acervo do Museu, ou emprestados por tempo determinado e entrevista em vídeo – que tem por objetivo mostrar quem são as mulheres que moldam a tradição doceira, que passam de geração em geração, como uma forma de manutenção dessa tradição – estarão nos espaços expositivos conhecidos como quarto das meninas e quarto do menino, da Casa do Conselheiro Maciel, sede do Museu.

Os registros expostos foram selecionados seguindo uma ordem cronológica que permitirá, a quem visita, entender as questões culturais e sociais que envolviam(em) a elaboração destes escritos, além, é claro, das mudanças nos hábitos alimentares, utilização de determinados produtos e modernização de utensílios utilizados nas preparações.

Durante todo o período da exposição, será proposta uma atividade envolvendo diretamente o público: os visitantes terão à disposição caneta e folhas para compartilhar receitas de doces com a ideia de confeccionar Caderno Participativo de Receitas do Museu do Doce.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome