Marcha dos Prefeitos Gaúchos em Brasília reúne cerca de 400 gestores municipais do RS

Cerca de 400 gestores municipais do Rio Grande do Sul se reuniram com parlamentares e representantes do governo federal para pleitear mais recursos às prefeituras do Estado. (Foto: Agência CNM)

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) participou da Marcha dos Prefeitos Gaúchos nesta terça-feira (2) em Brasília. Com o objetivo de pressionar o governo federal em relação às ações de reconstrução após as enchentes no Rio Grande do Sul, cerca de 400 gestores municipais do Estado se reuniram com representantes federais para reivindicar e pleitear recursos extras aos municípios gaúchos.

Neste primeiro dia, a Marcha contou com reunião do Movimento Mulheres Municipalistas e da Mobilização Nacional Permanente, encontro no qual se apresentam as pautas a serem discutidas em Brasília. Ambas ocorreram na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Simultaneamente, houve audiência sobre a Reforma Tributária na Câmara dos Deputados. “Estivemos na sede da CNM, onde foi apresentada a pauta aos prefeitos e os temas que iremos abordar com os deputados. Tivemos as presenças de vários deputados e de dois senadores. Na quarta-feira (3), nos reuniremos novamente com os parlamentares para propor nossos temas”, disse a prefeita.

Entre as demandas discutidas pelos gestores gaúchos, estão o auxílio financeiro para todos os municípios e não apenas aos em calamidade, a garantia da recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a flexibilização para uso de saldos disponíveis nos cofres municipais. A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) também planeja debater sobre os impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), assim como a prorrogação dos financiamentos agrícolas, a renegociação das dívidas previdenciárias dos municípios gaúchos e recursos para obras de prevenção a eventos climáticos.

Além das reuniões com deputados federais e senadores, nesta quarta-feira, a Marcha também tem agendas previstas com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. O evento é promovido pela CNM, em parceria com a Famurs.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome