Jovens de Pelotas estão em nova etapa do programa DUXtec

Cinco jovens participam da Jornada de Pré-Incubação com o aplicativo facili.t. Etapa vai até o final de outubro e está sendo acompanhada pela Prefeitura. (Foto: Divulgação)

Cinco jovens de Pelotas participam da Jornada de Pré-incubação do DUXtec – Rede de Inovação Social, programa que fomenta o empreendedorismo de impacto social voltado ao público de comunidades e regiões periféricas e que é desenvolvido pela Fundação Gerações em parceria com o Tecnopuc. Essa etapa vai até o final de outubro, com a produção de uma startup, e é acompanhada pela Prefeitura. Três projetos estão em construção, sendo os outros dois de participantes de Porto Alegre.

Com o aplicativo facili.t, os duxers – como são chamados os integrantes do programa – Matheus Saldanha, Rafaela Cunha, Nikole Garcia, Nikolas da Costa e Samuel dos Santos têm como proposta alavancar os comércios locais e oferecer serviços de divulgação e estratégias de marketing para os pequenos comerciantes. Os jovens mapearam dados para ter o máximo de conhecimento sobre a pessoa que empreende em pequenos comércios e como elas enxergam o ramo local.

Matheus explicou que, como alunos de um Instituto Federal, eles não costumam ter aulas sobre empreendedorismo. “Ter acesso a uma mentoria foi uma coisa que me tirou da bolha e me deu ferramentas para poder exercer minha liberdade financeira. O DUXtec foi um ecossistema que nos incentivou muito e vai continuar dessa forma até outubro”, afirmou.

O que eles pensaram que seria apenas um curso se tornou algo muito maior, com investimento nos jovens desde o início, com encontros presenciais no Pelotas Parque Tecnológico e, até mesmo, reforço na alimentação dos participantes, considerado um diferencial enorme.

“Quando você investe em jovens da periferia dessa forma influencia muito, pois nos faz valorizar o processo na hora de estudar e empreender. É uma grande cultura que está sendo criada. A Prefeitura fez muito no Pacto Pelotas pela Paz ao trazer o DUXtec por meio do Start”, disse Matheus.

Como foram as etapas do programa

Os projetos foram idealizados em 2022. Para chegar a essa etapa, de acordo com a coordenadora-geral da Fundação Gerações, Karine Ruy, os participantes passaram pela avaliação de três especialistas externos convidados. Os aspectos analisados foram a viabilidade do negócio de impacto a curto prazo; relevância do problema; capacidade de aproveitamento e lançamento de MVP no período de duração da Jornada de Pré-incubação; perfil dos integrantes do projeto; e disponibilidade de tempo para dedicação.

Agora, os jovens estão em fase de mentoria e tendo a oportunidade de avançar na trajetória de empreendedorismo de impacto social, por meio do acesso a novos conhecimentos, networking e apoio para o lançamento de versões-teste dos produtos e/ou serviços, com investimento de capital-semente pela Fundação Gerações.

Um novo projeto voltado ao empreendedorismo em Pelotas

Ao final do DUXtec, a Prefeitura pretende dar início ao Start X, um projeto voltado a jovens que se formaram no Start e no DUXtec, conforme detalhou o coordenador de ambos programas em Pelotas, Pablo Salomão. A ideia ainda não possui maiores definições, mas terá como objetivo principal potencializar as possíveis startups criadas a partir dos programas ou, de forma individual, auxiliar os jovens com os sonhos que almejam para sua vida e carreira.

Saiba mais sobre o DUXtec – Rede de Inovação Social

O programa, realizado pela Fundação Gerações e com o Tecnopuc de parceiro estratégico, é desenvolvido para apoiar jovens de territórios vulneráveis do Rio Grande do Sul, com características de liderança e empreendedorismo, a investir no seu presente e acreditar no futuro que possam construir. O programa conta com três parceiros patrocinadores: o Instituto Helda Gerdau, Instituto Elizabetha Randon e Multiplan.

O DUXtec ativa parceiros investidores para concessão de bolsas que possibilitam o acesso dos jovens ao programa, mobiliza as organizações sociais de base para prévia indicação dos inscritos e apoio local aos grupos formados em cada cidade, seleciona os participantes e apresenta os detalhes operacionais da formação.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome