Iluminação em LED chega a 90% de Pelotas

Cobertura com o novo sistema foi um dos principais resultados obtidos na infraestrutura da cidade em 2023. (Foto: Prefeitura Municipal de Pelotas)

As condições climáticas severas e as dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura fizeram de 2023 um ano que desafiou a programação e os trabalhos de manutenção e recuperação estrutural desenvolvidos pelas secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e de Obras e Pavimentação (Smop). Mesmo assim, a implementação da iluminação em LED atingiu cerca de 90% do município e outras inúmeras intervenções de melhorias em espaços públicos e na pavimentação de vias foram realizadas.

De acordo com os dados da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, ao longo do ano, foram instalados mais de 32 mil pontos, entre trocas e novas unidades em LED, o que atinge a média de, aproximadamente, 90% da cidade. “Estamos finalizando os trabalhos no Laranjal e Centro, seguindo ainda, pelo mês janeiro, revisando pontos que porventura possam ter se apagado e entregando novas etapas. A projeção é de estarmos com o novo sistema totalmente instalado até o final do primeiro trimestre”, afirmou a secretária Lúcia Amaro.

Outros serviços

As equipes da Ssui também atuaram em diversas frentes de manutenção, como a varrição diária no centro da cidade e nas principais avenidas, além da limpeza fixa, efetuada diariamente, da orla da praia. A cada mês, são limpos manualmente mais de 50 quilômetros de valetas e canais de microdrenagem, enquanto a recuperação de ruas, com roçado, percorre a média de 900 quilômetros/mês.

A cada mês, a Ssui recolheu, ainda, a média de 1,2 mil cargas de entulho, oriundas de descartes irregulares de resíduos e materiais diversos. Aliado a isso, foi registrado cerca de cem quilômetros/mês de limpeza e pintura de meios-fios nas principais avenidas e na praia, além da realização de ações setoriais, como revitalização de praças, com sete instalações de novos brinquedos e 57 operações de manutenção.

A cargo da Ssui também esteve a manutenção de dois quilômetros do dique de contenção no Pontal da Barra, aquisição de dez mil metros cúbicos de saibro emergencial para utilização prioritariamente nas vias de linhas de ônibus e nos locais de maior necessidade nos bairros. Essas intervenções contaram com apoio de cerca de 30 apenados do programa Mão de Obra Prisional (MOP), por meio do Pacto Pelotas pela Paz, principalmente em atividades de drenagem e serviços gerais junto à Secretaria.

Patrolamento

O ano de 2023 foi finalizado com grandes expectativas para a ampliação dos serviços de zeladoria nos bairros. Com duas patrolas em funcionamento, a Secretaria manteve a média de 90 quilômetros de ruas niveladas e recuperadas por mês.

A partir de dezembro, com a chegada de três novas máquinas, por meio de parceria firmada com a Câmara Municipal – com perspectiva de chegar a quarta em janeiro – a estimativa é que cada veículo prestará o atendimento de 328 horas de atuação e irá trabalhar cerca de oito horas diárias em sistema de mutirão. O trabalho terá como prioridade as ruas e avenidas que integram os itinerários do transporte coletivo em toda a cidade, além de manutenção das demais vias dos bairros.

Após a conclusão dos trabalhos nas linhas de ônibus, os serviços seguirão nas ruas das macrorregiões Três Vendas. Areal, Porto e Fragata.

Intervenções e melhorias realizadas pela Smop

No que abrange as atividades desempenhadas pela Secretaria de Obras e Pavimentação, os destaques se concentram em importantes intervenções de pavimentação, como na avenida Guadalajara no bairro Três Vendas, ruas Barão de São Luiz, no Fragata, ruas Seis, 12 e 17 do Arco-Íris, o recapeamento asfáltico da avenida Ildefonso Simões Lopes, além de inúmeras operações tapa-buracos em toda a cidade.

As equipes da Smop atuaram, também, na instalação de quebra-molas, na recuperação de rótulas, instalação de faixas de segurança e no acompanhamento e fiscalização da execução da obra da cabeceira da ponte do Laranjal. Por meio da parceria com o MOP, a pasta respondeu ainda pela manutenção e reforma da Rodoviária de Pelotas, Casa da Música de Pelotas, Canil Municipal, calçadas do parque Dom Antônio Zattera, Cras CEU Dunas, dentre outros espaços.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome