O ex-jogador e ex-técnico Dunga, campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994, esteve em Pelotas nesta sexta-feira (22) e visitou Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ). Na ocasião, a diretora da instituição, Patrícia Frank, conduziu Dunga, juntamente com sua equipe, pelos corredores decorados pelos alunos com frases e desenhos que o homenageavam.
Alunos e professores estiveram envolvidos na preparação de apresentações que envolveram a prática do taekwondo, bem como uma produção musical efetuada pela banda do IMDAZ e um vídeo produzido pela instituição com uma mensagem especial para o ex-jogador. Após prestigiar as produções feitas em sua homenagem, Dunga destacou em poucas palavras a importância de os alunos estarem presentes em um ambiente como o Instituto, de valorizarem os ensinamentos disponibilizados ali, assim como àqueles que os disseminam – os professores. Também chamou atenção para a essencialidade de aproveitar cada instante dentro da instituição para aprender a lidar com as dificuldades que surgem logo após, durante a vida adulta. O ex-jogador fez questão de salientar como é motivo de alegria ver jovens praticando atividades que, atualmente, parecem não estarem tão presentes na vida de crianças e adolescentes, como o manuseio de instrumentos musicais que, segundo ele, sempre o cativaram.
Dunga afirmou que todos que foram jovens sabem da essencialidade de se espelhar em alguém específico. Por esse motivo, aponta a importância de encontrar essa referência em áreas específicas que induzem os jovens a crescer. “Nada melhor do que esporte, arte, música, educação, disciplina. As crianças tem que ver que a escola é uma grande oportunidade de aprendizado, porque ali fora a vida cobra antes de ensinar. Aqui dentro estão dando a oportunidade de aprender e depois ser cobrado”, salienta Dunga, que ainda enfatiza a relevância dos professores nesse contexto e define sua atuação não apenas como profissão, mas como dom.
A diretora do IMDAZ, Patrícia, afirmou que a presença de uma figura tão representativa afeta a visão que as crianças têm sobre o presente e futuro. “O Dunga é uma referência, tanto no esporte com na solidariedade. Então, trazer isso como experiência para nossas crianças faz com que eles entendem a importância disso: do esporte, do estudo e de ser solidário”, destaca Patrícia, que também diz que a ajuda recebida com alimentos será essencial devido ao período difícil que todos estão enfrentando. Ainda pontua que a ocasião é um marco dos 98 anos do IMDAZ e servirá para tornar o trabalho do Instituto conhecido, visto que ainda há pouca visibilidade.