A Ecosul realiza no domingo(12), a partir das 8h30, um simulado de acidente com múltiplas vítimas e produtos perigosos. A ação acontece no km 523, da BR-116, na alça de saída da BR-293 (próximo à Avenida João Goulart). O objetivo é treinar a agilidade das equipes e testar a estrutura disponível para o atendimento de acidentes deste porte. Participam da ação SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Geo Ambiental. A cinemática do acidente simulará a colisão entre três veículos, sendo que um deles transportando produtos perigosos.
Para o atendimento do acidente serão utilizadas duas ambulâncias do Serviço Médico e Resgate (SMR) e uma da SAMU, além de médicos. A concessionária contará com o envolvimento de equipes de inspeção de tráfego, operadores do Centro de Controle Operacional (CCO) e controladores de tráfego. Para maior veracidade do exercício os voluntários da Escola Estilo estarão participando como “vítimas” do acidente.
TRÁFEGO – Durante o período do simulado o trânsito será alterado no viaduto de acesso à Pelotas pela Av. João Goulart (Fenadoce/CDL), onde as duas alças de acesso à BR-116 estarão boqueadas sentido Porto Alegre. Os usuários serão orientados a fazer alguns desvios, confira a seguir:
– Os motoristas que se deslocam de Pelotas no sentido capital, deverão descer o viaduto da Fenadoce, sentido Jaguarão, e retornarem no km 525 da BR-116 (viaduto da Vega) e seguir pela pista principal sentido Porto Alegre.
– Os motoristas que vierem de Canguçu no sentido Pelotas ou sentido Rio Grande ou Jaguarão, acesso liberado. Se forem em direção à capital, deverão acessar a BR-116 em direção a Jaguarão e retornam no km 525 (Viaduto da Vega) – ali acessam a via principal e seguem destino sentido Porto Alegre.
– Os motoristas que trafegarem no sentido Porto Alegre/Pelotas, acessam a cidade normalmente.
– O acesso no sentido Canguçu (rodovia BR-392) sem alteração.
– Os motoristas que vierem de Rio Grande e/ou Jaguarão em sentido à cidade de Pelotas ou Porto Alegre sem alteração no tráfego.