Abrangendo 14 municípios da Zona Sul, em uma extensão que alcança mais de 422 km, a Ecosul se faz presente ao longo das BRs 116 e 392, oferecendo serviços de inspeção de tráfego, guincho, socorro médico, entre outros diversos, que garantem aos viajantes um trajeto seguro.
Presente na Fenadoce 2024, cujo foco manteve-se na união do povo gaúcho em um momento de restauração após as enchentes que atingiram a região, a concessionária, em parceria com o JTR, desenvolveu um Mapa do Polo Rodoviário de Pelotas, que destaca os pontos de turismo rural da região, a fim de incentivar a economia destes locais e a valorização da área rural da Zona Sul.
“O mini mapa é um brinde, ele se abre na frente e mostra o Polo Pelotas, o trecho de concessão da Ecosul, e no verso dele tem o mapa de turismo rural. Nesse mapa de turismo rural tem um QR Code, que, acessando ele, leva pro flip do Jornal Tradição [Regional]. O pessoal tá aderindo muito bem, as pessoas vêm nos procurar para acessar o QR Code e também para pegar o jornal impresso e tá sendo um sucesso”, destaca Larissa Martins, analista de comunicação institucional da Ecosul e responsável pelo projeto.
Para o jornalista e diretor do Jornal Tradição Regional, Adilson Cruz, a realização deste projeto com a Ecosul é a união de forças na valorização e no fomento do desenvolvimento do turismo rural da nossa região. “Quando fui convidado para fazer parte do projeto, não tive dúvida que seria um sucesso e de extrema importância para destacar os empreendimentos e as belezas da Zona Sul do Estado. Num momento de grande desafio na reconstrução, poder colaborar nos deixa muito felizes”, destacou Cruz.
Ao todo, mais de 3.500 brindes – incluindo o mapa, haviam sido distribuídos no estande da concessionária até o dia 20, enquanto o jornal impresso, que contava com 5 mil edições, está sendo distribuído nas praças de pedágio das BRs 116 e 392, nas bases de atendimento da Ecosul e também na Feira do Doce. O mapa virtual, acessado através do QR Code, por sua vez, conta com mais de 28 mil visualizações até o momento, olhares peregrinos que agora se voltam às belezas da região.
A proposta da concessionária é aproximar os usuários do serviço oferecido levando em conta o grande número de turistas que frequenta a Fenadoce e, por vezes, desconhece aquilo que lhe é garantido quando nas rodovias atendidas pela concessionária. Através de seu estande, a Ecosul apresenta os números de 0800 para que o público saiba o que está incluso e o que fazer quando for preciso ajuda ou resgate. Além disso, o espaço conta ainda com a presença da honorável Suli, a inspetora de tráfego que distribui balões às crianças e conquista a graça dos visitantes.
Incentivando também a arte, além do clássico cafezinho oferecido àqueles que ali param para saber um pouco mais do que está sendo apresentado, a concessionária contou com a presença do artista Gabriel Veiz para a realização da pintura da formiga, clássico mascote da Fenadoce, especialmente para a Ecosul.
Trabalhando com a arte do grafite desde 1998, Veiz tem seu trabalho distribuído por 36 países, entre festivais de Street Art, exposições em galerias e também museus.
“Como eu venho do grafite, eu acho que para nós, pelo menos para mim, como artista de rua, a parte mais importante de tudo nem é a pintura e, sim, o diálogo que eu tenho com a sociedade. Então, quando eu tô pintando uma parede e vem o pessoal da comunidade trocar uma ideia, tentar entender o que eu tô expressando, conhecer aquela pessoa, isso para mim é a parte mais valiosa do processo artístico”, relata o artista, que ao longo do sábado, dia 20, dedicou-se a dar um novo rosto a formiga, despertando a atenção de quem passava.
Bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU’s)
Por meio dos SAU’s, a Ecosul oferece aos viajantes uma área para descanso, incluindo banheiros, fraldário e orientações turísticas. Estando abertos diariamente, das 6h30 às 20h30, os postos estão localizados nos seguintes pontos:
Postos do SAU’s
SAU Turuçu – km 492 da BR-116;
SAU Cristal – km 430 da BR-116;
SAU Arroio Grande – km 607 da BR-116;
SAU Canguçu – km 125 da BR-392;
SAU Povo Novo – km 33 da BR-392.