Diretor-executivo do Procon RS cumpre agenda em Pelotas

Diretor do Procon RS foi recebido pelo coordenador-executivo do Procon Pelotas, Eneias Clarindo, a chefe do serviço de educação, Carolina Lima, e a agente fiscal Jennifer Cardoso Guedes. (Foto: Bianca Bichet/JTR)

O Procon Municipal de Pelotas recebeu na tarde de quinta-feira (16), a visita do diretor do Procon RS, Rainer Grigolo. As equipes dialogaram sobre as pautas comuns à população gaúcha e alinharam ações regionalizadas de defesa do consumidor. A visita faz parte da agenda do Procon RS para a Semana do Consumidor no estado, que se encerra nesta sexta-feira (17).

O diretor foi recebido pelo coordenador-executivo do Procon Pelotas, Eneias Clarindo, a chefe do serviço de educação, Carolina Lima, e a agente fiscal Jennifer Cardoso Guedes.

O Procon do estado está promovendo um processo de modernização e conexão com os municípios e com a população como um todo. De acordo com Grigolo, um dos pontos mais importantes para o órgão é participar da vida das pessoas. “Conseguimos, com toda uma organização e reestruturação, participar mais da vida dos municípios, e assim, também aumentar a participação na vida das pessoas”, disse. O diretor também traz um exemplo recente, a Operação RS Verão Total, onde o Procon RS ampliou o atendimento a veranistas e moradores de todo o litoral gaúcho, alcançando um aumento de 350% na participação. “Estamos conseguindo atuar como coordenador do sistema estadual de defesa do consumidor, através dessa interlocução com os Procons municipais”, disse.

O órgão, que tem como objetivo a proteção dos cidadãos em todas as relações de consumo descritas no Código de Defesa do Consumidor, dando andamento em suas reclamações, também trabalha na boa relação entre consumidores e fornecedores. Mas, de acordo com Grigolo, seu objetivo tem avançado cada vez mais, com prioridade para a educação e a conscientização de consumidores e fornecedores: “Falo sempre que o trabalho precisa ser para os dois lados, afinal, os consumidores e fornecedores só existem porque eles coexistem, não existe mercado, não existe relação de consumo sem existência da outra parte, e assim trabalhamos para mudar não somente o agora, mas também o futuro”.

Com a visita, um dos objetivos é a troca de experiência, conhecendo o trabalho que Procon de Pelotas executa, e assim, compartilhar essa experiência com todo o estado. “Além da troca de experiência, projetos inovadores que a unidade tem feito, e poder ver onde a gente pode contribuir e onde o próprio Procon de Pelotas consegue nos contribuir”, destaca o diretor do Procon RS.

Durante a reunião, conclusão em comum foi que a Semana do Consumidor é um período para beneficiar a todos, como os lojistas ou estabelecimentos comerciais, que se utilizam desse momento para fazer promoções e, com isso, promover uma circulação de riquezas necessárias para o funcionamento municipal e estadual. Para os consumidores, há vantagens como as promoções e a reafirmação dos direitos com atividades que ocorrem com um olhar direto ao consumidor.

Ao final do encontro, Grigolo agradeceu a receptividade do município e do Procon Municipal de Pelotas, além de parabenizá-los por todo trabalho que vem sendo feito. “Vamos utilizar dessa experiência, dessa conversa, para levar de exemplo para outros municípios, para aumentarmos cada vez mais a conscientização e a defesa do consumidor, afinal, se é bom para o consumidor, é bom para o fornecedor, e assim, bom para todos os Procons”, concluiu.

Semana do Consumidor RS

A semana do consumidor do Procon RS iniciou sua agenda na terça-feira (14), passando pelos municípios do estado, como Viamão, Passo Fundo, Porto Alegre e Pelotas. A agenda seguiu até esta sexta-feira (17), encerrando-se em Piratini, com a inauguração do Procon do município, que ocorreu das 10h às 14h, na rua Coronel Manuel Pedroso, 427. A partir desta data, serão 90 Procons Municipais em todo o estado.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome