Câmara de Vereadores de Pelotas presta homenagem aos 115 anos da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada

Cerimônia de homenagem os 115 anos da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada no Plenário da Câmara. (Foto: Volmer Perez/ Câmara Municipal de Pelotas)

Nesta quinta-feira (23), aconteceu uma Sessão Especial para a entrega da placa em homenagem aos 115 anos da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada de Pelotas (8ª Bda. Inf. Mtz), denominada “Manoel Marques de Souza Primeiro”. A cerimônia ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Pelotas, no dia de aniversário da Brigada.

O presidente do legislativo pelotense, vereador César Brisolara (PSB), conhecido como Césinha, fala sobre as lembranças de seu passado, onde contou com o Exército Brasileiro para lhe tornar a pessoa que é hoje, antes um menino jovem, negro e de periferia, agora o presidente da Câmara de Vereadores. “Fiz parte desta história também, aos meus 18 anos entrei no Exército durante o alistamento obrigatório, e agora, após muitos anos, retorno às lembranças da minha juventude ao representar a Câmara, entidade essa que representa o povo, para o povo”, conta o presidente.

O proponente do Ato Solene, vereador Coutinho (Cidadania), conduziu a homenagem e a entrega da placa ao general da 8ª Bda. Inf. Mtz, Ivon Barreto Leão. Coutinho também comenta sua história e o sentimento de gratidão ao Exército. “Passe-me um filme na cabeça, quando em 27 de janeiro de 1992, fiz parte do Exército Brasileiro, um momento muito marcante em minha vida, quando um agricultor, que residia na roça, foi convocado para servir, momento este que foi um divisor de águas na minha vida, portanto, faço essa homenagem com gratidão e honra ao Exército Brasileiro”, ressalta.

Representando a 8ª Brigada, general Ivon Barreto Leão. (Foto: Bianca Bichet/JTRE)

Com sua origem em Santa Maria, fundada em 1908, a 8ª Bda. Inf. Mtz se encontra em Pelotas há 70 anos, recebendo jovens do município para servir por pelo menos um ano no serviço militar inicial, alguns ficando por mais tempo, chegando até oito anos de serviço. Representando a 8ª Brigada no Ato Solene, o general Ivon Barreto Leão, registra sua satisfação em servir para o município e participar da homenagem: “Convivemos de maneira harmônica e plenamente integrados com a sociedade de Pelotas, portanto, vir aqui na Câmara Municipal de Pelotas, integrada pelos representantes do povo, receber esta homenagem se torna muito significativo para nós, que entendemos como o reconhecimento da sociedade, do povo de pelotas”, declarou o oficial.

Os representantes do legislativo declararam a honra que é conceder a homenagem à 8ª Bda. Inf. Mtz, que há 115 anos oferece serviço e dedicação a toda população.

Diversas autoridades também estavam presentes na Sessão Especial, entre elas os vereadores Jone Soares (PSDB), Dila Bandeira (PSDB), Carla Cassais (PT), Cristina Oliveira (PDT), Fagner Feijó (PTB), Cristiano Silva (UNIÃO), Marisa Schwarzer (PSB) e Michel Promove (PP), o secretário de governo, Fábio Machado, representando a prefeita de Pelotas, o chefe do Estado Maior da 8ª BPM, Marcelo Neival de Assumpção, o coordenador regional da Defesa Civil, Márcio Facin, o secretário de segurança, José Apodi Dourado, o ex-parlamentar, Mansur Macluf.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome