Biólogas do Sanep palestram para alunos da UFPel

A atividade prática possibilitou que os alunos acompanhassem o processo da coleta de água no canal São Gonçalo, no Campus Anglo da Universidade. (Foto: Divulgação)

O trabalho desenvolvido na Divisão de Laboratório e Pesquisa do Departamento de Tratamento (DETR) do Sanep esteve em evidência acadêmica nesta terça-feira (31). As biólogas da autarquia, Camila Medeiros e Letícia do Nascimento, apresentaram o estudo Monitoramento do Fitoplâncton para a Qualidade da Água da Estação Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara, na disciplina de Ecologia e Impacto Ambiental do curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

As servidoras, juntamente com a estagiária Pâmela Dutra, exibiram aos alunos os resultados da pesquisa realizada na ETA Santa Bárbara — uma das quatro estações que operam em Pelotas. A apresentação foi dividida em duas partes: explicação teórica e metodologia utilizada no projeto, e atividade prática, em que os estudantes puderam visualizar o conjunto dos microrganismos (fitoplânctons), nos microscópios do Laboratório de Limnologia da UFPel, além de acompanhar o processo da coleta de água no canal São Gonçalo, no Campus Anglo da Universidade.

Integrante da equipe do DETR, desde 2010, Letícia compartilha a alegria de repassar a experiência e os aprendizados da função que exerce na autarquia para as futuras gerações de profissionais. “É muito gratificante, para todas nós, divulgar o trabalho do Sanep que, muitas vezes, passa despercebido pela população. É importante para eles entenderem o processo do tratamento de água e a quantidade de fatores envolvidos, além de podermos mostrar a questão da ecologia. É de extrema importância aliar as condições ambientais com o produto que é consumido pelas pessoas”, destaca a funcionária pública, ao reforçar a relevância do papel desempenhado pelos profissionais de tratamento, ao lidarem com o recurso natural indispensável à vida.

Sistema qualificado

Responsável por tratar mais de 100 milhões de litros de água por dia, com uma rede de cerca de 1 milhão de metros, e por garantir a qualidade da água que chega às residências pelotenses, o Sanep, por meio do setor de Tratamento, trabalha diariamente para atender 100% da cidade com água potável.

Após captar a água bruta nos quatro pontos – represas Moreira e Quilombo, arroio Pelotas e barragem Santa Bárbara -, ela percorre o caminho por meio de equipamentos que a bombeiam até as quatro estações de tratamento – Santa Bárbara, Sinnott, Moreira e Quilombo. Nos locais, o recurso hídrico passa pelas etapas fundamentais de tratamento (coagulação e floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e neutralização do PH) para tornar a água própria para o consumo da população.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome