O mercado de tecnologia da informação (TI) é um dos setores que mais crescem e inovam no mundo. Segundo a Gartner, o gasto global com TI deve alcançar US$ 5,2 trilhões em 2024, um aumento de 6,2% em relação a 2023. No setor, encontra-se a área de rede de computadores, cujo papel engloba toda a parte de administração da infraestrutura de TI.
Segundo o docente do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores do UniSenac – Campus Pelotas, Eduardo Maroñas Monks, redes de computadores abrangem todas as atividades que não envolvem desenvolvimento de aplicações e sistemas. “Isso inclui administração de serviços em nuvem, data centers, provedores de internet e projetos físicos e lógicos de redes. A área de segurança, por exemplo, faz parte das redes e, devido à sua importância, tornou-se um campo específico”, explica.
O mercado de trabalho para esse tipo de profissional, de acordo com o docente, está aquecido, com uma grande demanda: “Mesmo para um iniciante na área, existem diversas oportunidades interessantes. É comum os alunos ingressarem nos cursos e terem ofertas de empregos já no primeiro semestre”, conta.
As possibilidades de atuação são abrangentes. Para o especialista, com a melhor aceitação do mercado para a modalidade de trabalho remoto, não há restrições para um profissional de redes atuar em qualquer empresa do mundo. “Temos vários casos de alunos que trabalham de forma remota para empresas multinacionais e isso tem sido algo natural. Em resumo, se houver alguém de TI em uma empresa, o perfil deste profissional é da área de redes”, comenta.
Entre as responsabilidades do profissional, Monks cita funções de administração de infraestrutura de TI, ou seja, servidores (arquivos, banco de dados, aplicações, impressão), equipamentos de rede (switches, roteadores, telefonia IP), serviços dos mais diversos tais como firewall, VPN, virtualização, computação em nuvem e suporte em todos os níveis de complexidade relacionados à comunicação de dados em rede.
O docente ainda destaca a importância dos profissionais: “São fundamentais e necessários para manter as demais áreas de TI em funcionamento de forma correta. Um exemplo: quando assistimos a um filme numa plataforma de streaming em casa, estão envolvidos nesse processo dezenas de profissionais na área de redes: no provedor de acesso à internet, no profissional que fez a passagem e conexão dos cabos de fibra ótica até a residência, no data center onde fica o arquivo do vídeo, no projeto do data center, nas configurações dos diversos equipamentos responsáveis pela comunicação, no protocolo usado para permitir que o filme seja transferido do servidor da plataforma até a Smart TV. Cada uma das etapas tem suas particularidades e especialistas que atuam em redes”, reforça.
Para os interessados, os cursos de formação são de extrema importância para a atuação profissional. É o caso do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores do UniSenac – Campus Pelotas, que propicia ao aluno vivenciar situações práticas, com as dificuldades e variações que são inerentes em um contexto de problemas reais. As aulas em laboratório acontecem com equipamentos e aplicações usados nas rotinas reais de administração de redes. “O curso está entre os melhores do Brasil, na posição 11º, ficando com conceito 5 (2017) e conceito 4 (2021) no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE), prova nacional de cursos de graduação. Os nossos alunos são desafiados e orientados para obterem o conhecimento explorando as experiências propostas em aula e adaptadas a realidade do mercado. Conta com professores que atuam no mercado e este fator é um grande diferencial para enriquecer as aulas com estudos de casos vivenciados em primeira pessoa”, aponta.
Quem quiser saber mais, o docente gravou uma aula no YouTube sobre o assunto, onde ele comparou com a área de Desenvolvimento de Sistemas. Para os interessados em realizar o curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores, o UniSenac Campus Pelotas está com inscrições abertas para o processo seletivo para o Vestibular de Inverno 2024. As aulas do segundo semestre iniciam no dia 12 de agosto e a prova on-line pode ser agendada pelo site www.senacrs.com.br/graduacao.