Área de TI: você sabe o que faz um profissional de redes de computadores?

As aulas têm início dia 12 de agosto. (Foto: Divulgação)

O mercado de tecnologia da informação (TI) é um dos seto­res que mais crescem e inovam no mundo. Segundo a Gartner, o gasto global com TI deve alcançar US$ 5,2 trilhões em 2024, um au­mento de 6,2% em relação a 2023. No setor, encontra-se a área de rede de computadores, cujo pa­pel engloba toda a parte de ad­ministração da infraestrutura de TI.

Segundo o docente do cur­so superior de Tecnologia em Re­des de Computadores do UniSe­nac – Campus Pelotas, Eduardo Maroñas Monks, redes de com­putadores abrangem todas as atividades que não envolvem de­senvolvimento de aplicações e sistemas. “Isso inclui administra­ção de serviços em nuvem, data centers, provedores de internet e projetos físicos e lógicos de redes. A área de segurança, por exemplo, faz parte das redes e, devido à sua importância, tornou-se um campo específico”, explica.

O mercado de trabalho para esse tipo de profissional, de acor­do com o docente, está aqueci­do, com uma grande demanda: “Mesmo para um iniciante na área, existem diversas oportunidades interessantes. É comum os alunos ingressarem nos cursos e terem ofertas de empregos já no primei­ro semestre”, conta.

As possibilidades de atuação são abrangentes. Para o especialis­ta, com a melhor aceitação do mer­cado para a modalidade de traba­lho remoto, não há restrições para um profissional de redes atuar em qualquer empresa do mundo. “Te­mos vários casos de alunos que tra­balham de forma remota para em­presas multinacionais e isso tem sido algo natural. Em resumo, se houver alguém de TI em uma em­presa, o perfil deste profissional é da área de redes”, comenta.

Entre as responsabilidades do profissional, Monks cita fun­ções de administração de infraes­trutura de TI, ou seja, servidores (arquivos, banco de dados, apli­cações, impressão), equipamen­tos de rede (switches, roteadores, telefonia IP), serviços dos mais diversos tais como firewall, VPN, virtualização, computação em nu­vem e suporte em todos os níveis de complexidade relacionados à comunicação de dados em rede.

O docente ainda destaca a im­portância dos profissionais: “São fundamentais e necessários para manter as demais áreas de TI em funcionamento de forma corre­ta. Um exemplo: quando assisti­mos a um filme numa plataforma de streaming em casa, estão en­volvidos nesse processo dezenas de profissionais na área de redes: no provedor de acesso à internet, no profissional que fez a passa­gem e conexão dos cabos de fi­bra ótica até a residência, no data center onde fica o arquivo do ví­deo, no projeto do data center, nas configurações dos diversos equipamentos responsáveis pela comunicação, no protocolo usa­do para permitir que o filme seja transferido do servidor da plata­forma até a Smart TV. Cada uma das etapas tem suas particularida­des e especialistas que atuam em redes”, reforça.

Para os interessados, os cur­sos de formação são de extrema importância para a atuação profis­sional. É o caso do curso superior de Tecnologia em Redes de Com­putadores do UniSenac – Campus Pelotas, que propicia ao aluno vi­venciar situações práticas, com as dificuldades e variações que são inerentes em um contexto de problemas reais. As aulas em la­boratório acontecem com equi­pamentos e aplicações usados nas rotinas reais de administra­ção de redes. “O curso está entre os melhores do Brasil, na posição 11º, ficando com conceito 5 (2017) e conceito 4 (2021) no Exame Na­cional do Desempenho dos Estu­dantes (ENADE), prova nacional de cursos de graduação. Os nos­sos alunos são desafiados e orien­tados para obterem o conheci­mento explorando as experiências propostas em aula e adaptadas a realidade do mercado. Conta com professores que atuam no merca­do e este fator é um grande dife­rencial para enriquecer as aulas com estudos de casos vivencia­dos em primeira pessoa”, aponta.

Quem quiser saber mais, o do­cente gravou uma aula no YouTube sobre o assunto, onde ele compa­rou com a área de Desenvolvimen­to de Sistemas. Para os interessa­dos em realizar o curso superior de Tecnologia em Redes de Computa­dores, o UniSenac Campus Pelotas está com inscrições abertas para o processo seletivo para o Vestibu­lar de Inverno 2024. As aulas do se­gundo semestre iniciam no dia 12 de agosto e a prova on-line pode ser agendada pelo site www.senacrs.com.br/graduacao.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome