O Congresso Imobiliário 2022, promovido pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis (Secovi) Zona Sul RS, retornou ao seu formato presencial nesta 5ª edição. Após dois anos de pandemia, o evento foi realizado presencialmente, nesta sexta-feira (25), no Pelotas Parque Científico e Tecnológico. O evento traz como temas principais – durante um dia inteiro de programação (das 9h às 17h15) – Direito, Gestão, Vendas, Marketing e Inovação, explanados por meio de palestras e painéis.
O encontro iniciou com um vídeo sobre o Sindicato e sua atuação na região. Logo após, autoridades como o presidente Sérgio Cogoy; o presidente do Sistema Fecomércio RS, Luiz Carlos Bohn; e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) fizeram uso da palavra, destacando a importância do evento, bem com seu impacto na área.
A programação começou com uma palestra sobre “Transformação Digital no Setor Público e os Impactos no Mercado”, ministrada pelo secretário de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do RS, Claudio Leite Gastal. Em seguida, um painel intitulado “Mulheres no Mercado Imobiliário”, reuniu três profissionais da área para falar a respeito da atuação feminina e seus desafios. No período da tarde, mais um painel e três palestras abordaram assuntos relacionados às inovações legislativas, relação com o cliente, marketing imobiliário e tendências tecnológicas.
Para Cogoy, o apoio dos envolvidos foi fundamental para que o evento chegasse a sua 5ª edição. Ele salienta que a integração de todos é o cerne do trabalho desenvolvido. “Esse dia com muito conhecimento, muita informação, muita atualização e, principalmente, com muita integração. É juntando as pessoas que a gente se fortalece. E essa é uma das diretrizes que a gente trabalha continuamente e preserva para que possamos crescer juntos”, disse.
Bohn destacou que os últimos dois anos – momento em que o evento não pôde ser realizado presencialmente – foram um período de mudanças e adaptações, mas que resultou em aprendizados para o setor. “Esses últimos dois anos, quase três anos, foram anos de ressignificação, adaptação e mudanças. E realizar a quinta edição do Congresso é saber que conseguimos tirar da crise ensinamentos que serão essenciais para os próximos anos. Isso mostra a qualidade e a credibilidade deste momento”, afirmou.
A chefe do Executivo pelotense avaliou o setor como um importante meio de desenvolvimento para o município. “A gente tem muito orgulho desse mercado imobiliário que enfrentou os desafios da pandemia, como todos os setores, mas foi um setor muito importante para não deixar a ‘peteca cair’, foi um setor que teve atividade com todas as restrições, mas que não se entregou. A gente tem uma cidade com uma indústria da construção civil que se notabiliza, que é referência no estado e no Brasil. E, obviamente, a isto acompanha esse setor imobiliário pelo qual vocês são responsáveis”, disse Paula.
O público presente foi diversificado, desde profissionais atuantes, como jovens que pretendem ingressar no setor. Para muitos, as informações e orientações expostas foram de grande relevância.
Entre eles está Luciano Santos, delegado do Secovi de Jaguarão, para quem o evento foi uma oportunidade de adquirir mais conhecimento. “Eu achei extremamente interessante a parte de conhecimento, de inovação. Acho que muito válido para a nossa profissão; até para a quantidade de corretores novos que estão entrando no mercado. Acho que é muito válido realmente”.