Fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) fecharam um abate clandestino de equinos em uma propriedade em Pelotas nesta terça-feira (7/12). A operação foi realizada com a Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar, que recebeu a denúncia. Durante a ação, 450 quilos de carne de cavalo foram apreendidos e inutilizados.
“O local de abate era extremamente complicado: dentro de um estábulo, sem qualquer higiene, com grande mau cheiro exalando”, relata o fiscal Valmor Lansini, da inspetoria de defesa agropecuária de Pelotas.
Duas pessoas, uma menor de idade, realizavam os abates e foram flagradas pela Patram. Ambas foram conduzidas pela Brigada Militar à delegacia para prestar esclarecimentos. A fiscalização agropecuária interditou o local.
Valmor ressalta que a ilegalidade não está no abate de equinos em si, mas no fato de ser feito de forma clandestina, sem inspeção e fiscalização que garantam suas condições sanitárias. “Esse é o quarto estabelecimento de abate clandestino de equinos que fechamos em Pelotas só este ano”, conta.
Denúncias podem ser feitas às inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária da SEAPDR: www.agricultura.rs.gov.br/inspetorias-escritorios