Diante da inatividade da Liga Pelotense de Futsal, o vereador Carlos Júnior (PSD), que também é o presidente da Comissão de Desporto da Câmara Municipal de Pelotas, protocolou uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022, com o objetivo de assegurar recursos que garantam o retorno no próximo ano do Campeonato Citadino de Futsal, categorias masculino e feminino.
O parlamentar justifica a ação pelo fato do município de Pelotas ser formador de jogadores de grande qualidade, muitos com atuação nos cenários estadual e nacional. Além de, historicamente, o campeonato da cidade ser tradicional e mobilizador de atletas e aficionados do esporte, chamado de “futebol da bola pesada”.
Júnior justifica ainda que as prefeituras de vários municípios da Zona Sul promovem a competição, e que em Pelotas existe um ginásio público para sediar as disputas, e um departamento vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), que reúne capacidade técnica para organizar o evento, o que também contará com o apoio do Poder Legislativo, por meio da Comissão de Desporto.
O vereador, entusiasmado com a possibilidade, reforçou a importância do citadino de futsal. “Serão mais de 500 jogadores envolvidos, comunidades mobilizadas, resgataremos uma das tradicionais competições. Fiz a minha parte, espero que a proposta seja aprovada pelo Poder Executivo”, afirmou.
Futebol de Campo
A emenda também contempla apoio para a volta do campeonato de futebol de campo. Diferentemente do futsal, há uma entidade ativa para a organização, a Liga Pelotense de Futebol (LPF). O parlamentar indicou na proposta que o município garanta os recursos para custear a arbitragem da competição.
O vereador Carlos Júnior (PSD) argumenta que muitos serão beneficiados. “Se fizermos uma projeção, somado o futsal e futebol de campo, mais de mil atletas estarão nas disputas, o que ganha uma proporção maior com a inclusão de familiares e torcedores das equipes. Não tenho dúvida que será um grande gerador de oportunidades”, disse o parlamentar