Pelotense vence 15º Campeonato Sul-Americano de Karatê Kyokushin e se classifica para o Mundial de Tóquio em 2025

Mundial de Tóquio será em meados de abril (Foto: Divulgação)

A pelotense Bianca Borba, de 29 anos, conquistou o 1º lugar do 15º Campeonato Sul-Americano de Karatê Kyokushin por peso, em Brasília. A vitória ocorreu no último fim de semana e garantiu uma vaga no Mundial de Tóquio em 2025 na categoria Feminino absoluta de 18 a 30 anos. A atleta já está se preparando para a disputa, que deve ser realizada em abril. Além disso, está em busca de recursos para conseguir levar seu sensei para a competição. Quem puder ajudar a chave Pix é o celular 53984750394.

Para o Campeonato Sul-Americano, Bianca explica que se preparou durante 11 meses e marcou sua volta aos tatames após dois anos em função da gestação de sua filha. A karateca relata que enfrentou dificuldades no retorno e chegou a pensar em desistir diversas vezes, mas que seguiu firme. “Meu objetivo é sempre superar a mim mesma e não o adversário, pois vivemos uma luta interna durante a competição”, ressalta a atleta. Desta vez, o objetivo é conseguir o título mundial e se tornar uma das melhores do mundo. Bianca enfrentará as melhores competidoras, principalmente as japonesas, que dominam a categoria sendo as mais técnicas.

Atualmente, o sensei da atleta, que também é seu marido, monta toda a preparação da karateca para os campeonatos. Os treinos acontecem de segunda a sábado e, em alguns dias, são feitos duas vezes ao dia para exercitar tanto a parte física quanto a técnica. Bianca relembra que o começo de sua trajetória foi com o pai como sensei. “Meu pai era sensei de Karatê Kyokushin e, quando eu tinha 8 anos, ele levou o quimono para casa. Quando coloquei, me olhei no espelho e vi que nasci para treinar karatê. Desde então, sigo no caminho do budo”.

A atleta diz que o Karatê Kyokushin não é só uma arte marcial, mas também uma filosofia de vida na qual se é colocado a prova todo o tempo, fortalecendo mente e espírito. “O Karatê, hoje, representa tudo para mim, pois foi através dele que tive muitas conquistas não apenas em títulos, mas também na minha vida pessoal. Foi onde conheci meu esposo e, hoje, temos uma filha, que é tudo para mim”, finaliza.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome