Por Augusto Santos
Era jogo decisivo, na noite fria do sábado (6), na Princesa do Sul. O Pelotas precisava vencer o Monsoon para seguir com vida mais “leve” no Grupo 2 do Campeonato Gaúcho da Série A2, a Divisão de Acesso do futebol do Rio Grande do Sul. Foi difícil, sofrido, mas o Lobo aproveitou a leve superioridade sobre o adversário da Capital e faturou três importantes pontos e segue na zona de classificação na sua caminhada por uma das vagas para seguir em busca da Primeira Divisão do futebol gaúcho.
O frio foi mais intenso do que a inspiração no tempo inicial do confronto na Boca do Lobo. Sobrou transpiração para os atletas de Pelotas e Monsoon, mas faltou criatividade. No melhor lance dos primeiros 45 minutos, o áureo-cerúleo Warlei mandou uma bola na trave adversária, no finalzinho do primeiro tempo.
A segunda etapa começou com o Pelotas mais ousado e pressionando o Monsoon, até mandou outra bola na trave. Antes, o goleiro Matheus, que substituiu Anderson, também fez boa defesa para evitar o gol azul e amarelo. A temperatura seguia caindo e o Lobo tentando encontrar um melhor futebol, bem como apresentar uma boa performance. Estava difícil. O frio castigava os atletas em campo e a torcida na arquibancada. No gramado, a bola também era castigada pelos atletas de ambos os times. E o gol não surgia.
Aos 33 minutos, após a bola passear na área do Monsoon, ela encontrou um braço da zaga. Pênalti. Aos 36, Vitor Júnior cobrou e abriu o placar: 1 a 0 Pelotas. Alegria áureo-cerúlea em campo e nas arquibancadas para afastar o frio cada vez mais intenso.
O Lobo é o terceiro colocado do grupo B, com 21 pontos. Na quarta-feira (10), o Lobo encara o Internacional, em Santa Maria, para confirmar a classificação. O jogo será às 15h.
FICHA TÉCNICA
Pelotas (1): Allan Thiago; Hélder (Nicolas Ferri), Yuri, Heverton e Adryel; Alysson Caucaia (Kriguer), Christianno, Vitor Júnior (Vitor Gonçalves); Fauver Frank (Arthur Vanzela), Marcelinho (Léo Ferraz) e Warlei. Técnico: Ariel Lanzini.
Monsoon (0): Max (Mateus, intervalo); Morales, Jô, Patrick, Arthur e Cássio (João Davi, intervalo); Neko, Marco Antônio e Victor Lima (Yalle); Zé Carlos e Léo Bahia (Cris Magno). Técnico: Bruno Coutinho.
Local: Estádio Boca do Lobo.