Pelotas: Futebol Feminino é pauta de agenda do vereador Carlos Júnior no Paço Municipal

O coordenador do evento, Marcos Planela, formalizou convite para a prefeita, ou algum representante do Poder Executivo, se incluir na programação. (Foto: Divulgação)

O presidente da Comissão de Desporto da Câmara Municipal de Pelotas, vereador Carlos Júnior (PSD), intermediou um encontro do coordenador do projeto de futebol feminino do E.C. Pelotas, Marcos Planela, com a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB).

A oportunidade serviu para Planela apresentar o relato das atividades desenvolvidas durante os 25 anos de atividade do projeto, data comemorada em julho deste ano.

Uma das dificuldades ainda é a falta de um financiamento mais adequado para a modalidade no País, apesar de apresentar alguns avanços como o custeio de logística por parte da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) aos clubes participantes da competição estadual. Assim como a criação na FGF de um cargo específico de direção para atender as demandas do futebol feminino, o que não existia até o momento.

Outro obstáculo é a discrepância da capacidade de investimento, alguns clubes já profissionalizaram a atividade, tem ritmo de treinamentos diários, diferente de outros como o Pelotas, que só conseguem reunir o grupo em finais de semana, já que as atletas trabalham. Um exemplo é a folha de pagamento mensal da dupla grenal, superior a 120 mil reais, enquanto a nossa “ é zero”, afirmou Planela.

E para ampliar essas discussões, o departamento feminino do clube azul e ouro vai promover uma conferência no dia 10 de novembro, com início previsto para às 19h30min, na Faculdade Anhanguera. O tema será “O momento atual e o futuro do futebol feminino no Brasil”, estão confirmadas as presenças do Secretário Nacional de Futebol e Direito do Torcedor, Ronaldo Lima dos Santos, Assessora de Futebol Feminino da CBF, Dani Mendes, Coordenadora de Seleções de Futebol Feminino da FGF, Eduarda Luizelli , Diretora de Futebol Feminino do Governo do RS, Gabriela Luizelli, Secretário Estadual do Esporte e Lazer do RS, Danrlei de Deus, da Deputada Estadual Franciane Bayer (PSB), autora da lei de incentivo ao futebol feminino, jornalista do Grupo RBS Bruno Halpern, sendo que outros nomes ainda poderão ser incluídos na programação.

O coordenador do evento, Marcos Planela, formalizou convite para a prefeita, ou algum representante do Poder Executivo, se incluir na programação. Também solicitou apoio na estrutura de recepção dos convidados vindos de outras localidades. A chefe do executivo assegurou que a Prefeitura Municipal estará presente na conferência, e que intermediará alguns itens necessários.

O vereador Carlos Júnior (PSD), como Presidente da Comissão de Desporto da Câmara Municipal de Pelotas, que já havia confirmado presença, considerou exitosa a reunião e reiterou apoio à iniciativa “o futebol feminino no País precisa ser mais estimulado, fortalecido no princípio de formar atletas, por isso debates como ocorrerão na conferência são importantes para a evolução, estou junto e vamos incentivar com o que for possível”,afirmou o parlamentar.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome