Vencer, vencer ou vencer, no tempo regulamentar ou nas penalidades: não há outra alternativa para o Pelotas neste domingo (28), em Santa Maria. Ou a temporada terá sido em vão e o acesso à Primeira Divisão do futebol do RS vai ficar para o próximo ano. Mas não é isso que pensam e projetam os áureo-cerúleos para a partida diante do Internacional-SM. O jogo iniciará às 15h, no Estádio Presidente Vargas. No polêmico jogo de ida, segunda-feira na Boca do Lobo, as duas equipes empataram em zero a zero.
Neste domingo não tem mais volta para áureo-cerúleos e colorados. Só haverá um vencedor ao final do confronto, com direito a comemorar a saída da famigerada segunda divisão do futebol gaúcho. O Lobo está neste contexto desde o ano 2021, quando foi rebaixado. O colorado santa-mariense está há 13 temporadas no mesmo calvário: foi rebaixado em 2011. Ou seja, o decisivo confronto vale o retorno ao Gauchão.
O confronto deste domingo será o quarto entre as duas equipes na competição de acesso deste ano. O primeiro foi vencido pelo Internacional por 1 a 0, na fase inicial, no segundo houve o empate em 2 a 2, o qual salvou e classificou o Lobo na disputa, após estar perdendo por 2 a 0, e o terceiro o empate sem gols já pela semifinal, na segunda-feira (22). Ou seja, é tira-teima decisivo em Santa Maria.
A expectativa é que o Estádio Presidente Vargas receba maior público dos últimos anos. Todos os ingressos destinados à torcida do Colorado foram vendidos em apenas oito horas após o começo das vendas. O Presidente Vargas tem capacidade para 6,6 mil pessoas.
Como na partida do início desta semana, o time áureo-cerúleo melhorou a performance em campo após algumas alterações feitas pelo técnico Ariel Lanzini.
É provável que o Lobo entre em campo modificado para a iniciar a decisão. De qualquer forma, a provável formação áureo-cerúlea para iniciar a partida é a mesma que começou o confronto de ida, com Allan Thiago; Helder, Yuri, Heverton e Adriel; Alisson, Cristianno, Vitor Júnior e Marcelinho; Fauver e Warlei.