Uma derrota no finalzinho: 3 a 2, aos 52 minutos, colocou o Pelotas no quadrangular que define os rebaixados do Gauchão 2025. Mas o Pelotas quase passou pelo Juventude, de virada, na Boca do Lobo, na tarde deste sábado (15), na última rodada da fase inicial do Campeonato Gaúcho. E com menos dois jogadores após as expulsões de Robson Lopes e Mateus Silva: esteve perdendo por 1 a 0, virou para 2 a 1, sofreu o empate e levou a virada final aos 52 minutos. Com isso, o Esporte Clube Pelotas vai ter de se virar para não voltar à Divisão de Acesso. Vai enfrentar o Brasil, Avenida e São José.
Em um primeiro tempo bem desigual, com o Juventude dominando as ações da partida na Boca do Lobo, o Pelotas não resistiu à equipe caxiense, que também foi superior no placar: 1 a 0. Ênio, aos 34, recebeu um passe na área do Lobo e, com tranquilidade, mandou para a rede áureo-cerúlea. Aos 38, o Pelotas ficou com 10 jogadores em campo, quando Robson Lopes foi expulso, e o tempo inicial só não foi pior em função da arbitragem ter anulado o segundo gol de Ênio, aos 45 minutos.
O que estava ruim parecia que iria piorar quando, aos 22 minutos da etapa final, o Pelotas ficou com nove jogadores: Mateus Silva foi expulso. Contudo, o cenário mudou para melhor para o Lobo. Aos 31, pênalti para o Pelotas e Yure empatou: 1 a 1. Aos 36, Léo Ferraz concluiu ataque áureo-cerúleo e fez 2 a 1 para delírio azul e amarelo. Estava bom, mas ao 47, o Juventude empatou com Emerson: 2 a 2, e aos 52 virou com Bill: 3 a 2, e mandou o Pelotas para o quadrangular que define o rebaixamento.